Regional de Barbacena realiza 2ª videoconferência com Comitê Macrorregional COVID-19

Créditos: Priscila Rezende

Foi realizada, nessa quinta-feira 16/04, a segunda videoconferência do Comitê Macrorregional Centro-Sul COVID-19, promovida pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena com a participação dos representantes da GRS São João Del Rei, Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, SAMU e COSEMS, para as atualizações de informações da região e os alinhamentos semanais.

Na ocasião, o Coordenador de Vigilância em Saúde da SRS, Márcio Heitor Stelmo, apresentou os cenários epidemiológicos desde o panorama mundial até o regional. “Essas estatísticas demonstram que normalmente o maior número de casos se acumula em regiões de maior densidade populacional. Ou seja, são essas localidades que necessitam de uma atenção especial.”, explicou Márcio.

O coordenador apresentou também as estatísticas de óbitos; casos graves; perfil geográfico COVID-19 em Minas Gerais; ascensão de casos por dia; números do boletim epidemiológico do estado e distribuição de casos na macrorregião Centro-Sul.

Os membros do comitê também discutiram a importância do isolamento social e a possibilidade de medidas de recomendação aos municípios para que, em caso de intenção de flexibilização do isolamento, possam antes, fazer estudos de viabilidade para proteção da população e em relação à estrutura de saúde para as possibilidades de aumento do número de casos da doença.

Os Comitês Macrorregionais COVID-19 constituem uma estrutura propositiva, com composição multidisciplinar e multissetorial com atribuições circunscritas à área de abrangência da macrorregião. Compete aos diferentes setores participantes dos Comitês contribuir com informações e diagnósticos para subsidiar a análise da situação macrorregional e o processo de tomada de decisões do Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES-MINAS – COVID-19. O objetivo é acompanhar de forma ainda mais organizada e sistemática a evolução do quadro epidemiológico regional, além de adotar e fixar medidas e respostas específicas, necessárias à prevenção, controle do contágio e tratamento das pessoas afetadas.

A segunda reunião virtual do comitê teve como pautas a apresentação do cenário da macrorregião, decorrente da consolidação de dados das Salas de Situação Regionais das SRS e GRS da macrorregião; informes epidemiológicos; alinhamentos do COES-MINAS-COVID-19; e questões locais que necessitam de avaliação e orientação técnica, para posterior validação pelo COES-MINAS-COVID-19.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima