Regional de Fabriciano realiza o 1º Café da Tarde de mobilização contra a gripe

O Superintendente Regional de Saúde da SRS de Cel.Fabriciano, Anchieta Poggiali, realizou na  quinta-feira (11/07) o 1º CAFÉ  DA TARDE , com o propósito de sensibilizar e conscientizar  todos os presentes no que concerne a campanha: MUDE SEU JEITO DE VER A GRIPE. ELA MATA. O encontro contou com a presença de dos   “parceiros” convidados, tais, como, representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caratinga; Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga; Consaúde; Cismerican; Copasa; Fundação Aperam; Emalto; Penitenciária de Ipaba; presídios de Caratinga, Coronel Fabriciano, Inhapim, Ipatinga e Timóteo; Superintendências Regionais de Ensino de Coronel Fabriciano e Caratinga, Unileste, Sedese, Usiminas e Cenibra. No auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) discutiu-se estratégias de prevenção da gripe.

Os 35 municípios de abrangência da SRS conseguiram superar a meta de vacinação dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde: idosos, crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. O índice proposto inicialmente foi de 80%, mas graças ao esforço articulado na região foi atingida cobertura de 91,45%. O Superintendente da regional, Anchieta Poggiali,  deixou claro que quer mobilizar todos os parceiros, tendo a compreensão de que “saúde é uma tarefa de todos e aos cuidarmos da prevenção, com certeza teremos um número muito menor de casos no Vale do Aço”, disse.

O quadro clínico da gripe tem início abrupto, com febre acima de 38°c, tosse seca, dor de garganta, mialgia, dor de cabeça e prostração, com evolução autolimitada, de poucos dias. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas e pelo contato com superfícies contaminadas. O Superintendente juntamente com sua equipe de trabalho salientou que estão aqui para somar esforços, em prol de uma causa única; assim, demostrou que todo o trabalho está pautado em um planejamento e que todos estão trabalhando com muito envolvimento e comprometimento.

Autor: Marizete Furbino

Rolar para cima