Regional de Itabira promove palestra sobre Dia Mundial de Luta contra Aids em alusão ao Dezembro Vermelho

Imagem

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira promoveu na sexta-feira (10/12), a palestra on-line “Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Prevenir é Sempre a Melhor Escolha”, em alusão à campanha Dezembro Vermelho. O encontro, direcionado a todos os servidores, teve como palestrante, Driele Pereira Silva Alves, enfermeira do programa das doenças Infecciosas Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids do município de João Monlevade.

101221_Itabira_Aids.jpg

De acordo Fernanda Ferreira Soares Pires, referência técnica em IST/Aids da Regional de Saúde de Itabira, a palestra teve como objetivo, além de sensibilizar e mobilizar os servidores da GRS, alertar quanto à prevenção e incentivo de novos compromissos com essa luta, reforçando a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

“A palestra é importante para conscientizar todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis e suas formas de transmissão, bem como para mostrar as medidas de prevenção e os serviços ofertados pelo SUS para o controle destas infecções, como a distribuição de preservativos, a testagem rápida e o tratamento oferecido”, disse Fernanda.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/Aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

Durante a palestra, Driele Alves ressaltou que a Aids é uma doença sexualmente transmissível e pode mudar muito a vida de uma pessoa, por isso é sempre importante o uso de camisinha pois assim pode se proteger dessa doença.

Segundo a palestrante, é fundamental levar informações para todos os setores não só da área da saúde, mas a todos os públicos, desmistificando o HIV/Aids, focando na prevenção, detecção de novos casos e tratamento precoce para a população.

“Neste ano, o foco da campanha é na prevenção, com o tema: Prevenir é sempre a melhor escolha. E como parte das ações desta campanha, ministramos a palestra abordando esta temática para os servidores da Gerência Regional de Saúde de Itabira”, destacou Driele.

O que é Aids?

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico se encontra bem debilitado.

A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas.

O diagnóstico de infecção por HIV pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de exame de sangue convencional. Os testes são oferecidos, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser feitos de forma anônima.

Autor: Flavio A. R. Samuel

Rolar para cima