Regional de Itabira realiza encontro para fomentar ações coletivas na área da saúde

O registro de casos de óbitos por gripe, por dengue e complicações da gestação, do parto, puerpério e recém-nascidos até um ano de idade, exige da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SE-MG) ações de intensificação de campanhas promocionais e de mobilização social para esclarecimento da população a respeito desses agravos.

Por isso, uma das iniciativas desenvolvidas em Minas Gerais para fazer com que sejam adotadas medidas preventivas a respeito das doenças e agravos propõe como uma das estratégias de ação da SES-MG a busca de parceiros da sociedade civil organizada para compor o quadro de mobilizadores sociais em favor da prevenção e promoção da saúde.

A campanha “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”, lançada por Minas, tem sido o carro chefe da mobilização de novos atores sociais neste momento, tal dimensão e importância requer a participação de segmentos pontuais da sociedade, de entidades representativas do setor empresarial, de sindicatos e de empresas prestadoras de serviços essenciais para a comunidade para que o serviço público de saúde possa controlar os agravos e promover a prevenção mais efetiva na perspectiva desejada.

Pensando coletivamente, a Gerência Regional de Saúde de Itabira promoveu, nesta quarta-feira, 22 de julho, às 9 horas, em sua sede, um encontro com parceiros de diversas empresas e instituições, com o objetivo de debater estratégias e ações para combater a gripe e a dengue e promover o Programa Mães de Minas.

Os convidados recebidos pela diretora da Gerência, Maria Tereza Pereira Hosken, compareceram ao evento e acompanharam os esclarecimentos sobre os casos das doenças no estado e região e as formas de prevenção e tratamento. “O objetivo ao abordar este público foi também repassar orientações importantes para empresas, instituições e espaços onde circulam um número expressivo de pessoas e funcionários, além de informar sobre medidas preventivas para evitar o absenteísmo no ambiente de trabalho causado pela gripe e a agudização dos agravos nos municípios”, observa a diretora.

A enfermeira Bruna Célia Barcelos, representante do Hospital Nossa Senhora das Dores, de Itabira, louvou a atuação do Estado em promover ações de mobilização social nesse sentido. “No hospital vacinamos todos os funcionários e agora vamos levar mais material informativo para esclarecer possíveis dúvidas. A informação e a prevenção são as melhores formas de se evitar uma doença e o trabalho coletivo gera sempre bons resultados e melhores expectativas”, afirma.

Para o enfermeiro do trabalho, Thiago Duarte Alves, representante da Vale, iniciativas de organizar parcerias é uma atitude que integra pessoas e serviços, e corresponsabiliza as comunidades. “Evitar o absenteísmo ao serviço, as doenças e outros agravos que incapacitam as pessoas e pensar em qualidade de vida do trabalhador nas empresas é o que atualmente buscamos cada vez mais”, conclui.

Durante o encontro, a diretora da Regional de Itabira, Maria Tereza Hosken, solicitou a adesão das empresas e a atuação dos gestores de saúde principalmente neste período de inverno.  As equipes técnicas de regulação, vigilância epidemiológica e farmacêutica apresentaram o quadro em que se encontram as ações de controle da influenza (H1N1), Dengue e Investigação do Óbito em Itabira e região, além de instruírem sobre cuidados das pessoas em seus diversos locais de trabalho e espaços culturais.

Maria Tereza lembrou e orientou os presentes quanto ao ato frequente de lavar as mãos, a etiqueta da tosse, as vantagens do ambiente ventilado, pedindo aos parceiros atenção para os casos de gripe em seus locais de trabalho e de circulação, instruindo as pessoas as procurarem um médico e os serviços de saúde mais próximos ao sentirem os sintomas de qualquer doença.

Os potenciais parceiros (prefeituras, secretarias de saúde, hospitais, escolas de nível superior e secundário, polícia militar, Consórcio de Saúde Centro-Leste (Ciscel), empresas públicas e a Vale), além de receberem informações e material de divulgação da campanha contra a gripe, informaram que levarão às empresas e setores de trabalho a proposta de parceria com o Estado empenhando-se em dar continuidade à divulgação das ações e serviços de saúde já empreendidas e deflagradas pelo Estado.

Autor: Darliéte Martins

Rolar para cima