O Núcleo da Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), em parceria com Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), realizou nesta quinta-feira (28/04) mais uma reunião do processo de educação permanente.
O encontro contou com a participação dos coordenadores de Atenção Primária dos 26 municípios sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) Januária e teve como objetivo dar continuidade às discussões relacionadas à redução das internações por condições sensíveis, bem como empoderar os profissionais a cerca das novas políticas e programas.
Na ocasião, foram apresentados alguns temas de destaque, como a nova Politica de Promoção à Saúde.
A referência técnica Rosa Euripis pontuou que a “implantação da Política Estadual de Promoção da Saúde é um grande avanço para Minas e seus municípios”. Ressaltou ainda a importância de se ter uma referência nos municípios para ampliação das ações do programa.
Já Coordenador da Atenção Primária do município de Manga, Robson Guimarães, evidenciou que em seu município está desenvolvendo uma das ações de promoção da saúde, através de exercícios aeróbico, como a Zumba.
Avançando na interlocução entre os núcleos mencionados, foram apresentados dados relativos à taxa de mortalidade nos anos de 2014 e 2015, refletindo-se sobre a mudança nos valores desse indicador.
Os planos de ação iniciados anteriormente foram apresentados por alguns municípios, com notoriedade a fala de Kátia Pereira, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de São João das Missões. “Os planos construídos devem atender à realidade dos profissionais que estão na ponta do sistema e contemplar a definição de fluxos para alinhar condutas”.
Rafael Nunes, Coordenador da Atenção Primária de Januária, frisou que “tal definição evita a ruptura dos processos de trabalho já instaurados nas unidades pela rotatividade de profissionais, realidade da nossa região”.
Autor: Aline Aparecida Mota