Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional de Vacinação, a Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) promoveu uma Oficina de Coberturas Vacinais. O evento contou com a participação de enfermeiros e coordenadores e coordenadoras de imunização dos 37 municípios de abrangência da Regional.
A oficina foi conduzida pela referência técnica em Imunização do NUVEAST, Louise Souza, que na ocasião mostrou como funciona os relatórios no Sistema do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) web, bem como sua importância para o desenvolvimento do trabalho diário das salas de vacina e para o cumprimento das coberturas vacinais. A referência técnica apresentou ainda alguns fatores que fragilizam e/ou potencializam o alcance das coberturas vacinais e o poder de ação do nível local frente à vigilância das coberturas.
Para Louise Souza, o objetivo dessas oficinas é instrumentalizar técnicos das secretarias Municipais de Saúde no monitoramento, análise e avaliação dos dados desde a sua origem, buscando a qualidade e a produção de informações que subsidiem na identificação de populações mais vulneráveis às doenças imunopreveníveis, bem como no planejamento e adoção de medidas de intervenção oportunas. “Espera-se que com a utilização dessas ferramentas, os municípios elevem suas coberturas vacinais, estejam vigilantes e minimizem os riscos de ocorrência de doenças preveníveis por imunização”, enfatizou.
A referência técnica concluiu dizendo que o foco da oficina é aguçar o pensamento crítico-reflexivo dos participantes para que façam análises periódicas e busquem identificar, a partir delas e do contexto o qual estão inseridos, os fatores que influenciam no alcance das coberturas vacinais, sendo esse o objetivo final do trabalho desenvolvido nas salas. “A iniciativa torna-se ainda uma maneira de qualificar o trabalho e a assistência aos usuários prestadas nas salas de vacina”, reforçou.
Autor: Adriana Mendes