Regional de Juiz de Fora promove Oficina de Vigilância em Saúde

21.10.19 - Oficina PROMAVS

A Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu nos dias 17 e 18/10, a Oficina Integrada do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (PROMAVS). O evento foi voltado para as referências técnicas de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, agentes do Ministério da Saúde, técnicos de endemias e dos sistemas de informação da Regional de Juiz de Fora.

Durante a oficina, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Wânya Duarte, apresentou os resultados das ações descentralizadas de prevenção de agravos, proteção e promoção da saúde nos municípios de abrangência da Regional e o alcance das metas dos indicadores referentes ao 1º semestre 2019. Na ocasião, foi discutido ainda o planejamento dos trabalhos para executar as avaliações propostas no instrumento do PROMAVS, a elaboração e execução da “Agenda Positiva” pontuada na identificação, avaliação e gerenciamento do risco, bem como das demandas dos municípios e a preparação de uma proposta formalizando a responsabilidade das ações do município junto à Regional de Saúde de Juiz de Fora.

“A implantação de um ‘Plano de ações’, voltado para a efetivação dos monitoramentos e capacitações técnicas, intensificará e fomentará melhorias na saúde e qualidade de vida nos municípios”, afirmou Wânya.

O ProMAVS é uma reformulação do antigo Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (PFVS), criado em 2012, que tem como objetivo dar continuidade na implementação de um sistema regionalizado de vigilância em saúde, visando efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios mineiros. Seus 36 indicadores, dentre eles cobertura vacinal, inspeções sanitárias e agravos da saúde do trabalhador, possuem a função de avaliar a efetividade das ações de Vigilância em Saúde nos municípios, bem como subsidiar a tomada de decisão nos processos de gestão das secretarias Municipais e Estadual de Saúde. Além de impactar positivamente na qualidade da oferta de melhores condições de saúde para a população, o Programa oferece uma contrapartida financeira para auxiliar os gestores dos municípios na manutenção da execução das ações de Vigilância em Saúde.

Autor: Adriana Mendes

Rolar para cima