Regional de Leopoldina promove reunião de alinhamento sobre a covid-19

Crédito: Agência Brasil

A coordenação de epidemiologia da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu uma reunião virtual com a equipe, os gestores, coordenadores de epidemiologia, vigilância em saúde, referências técnicas da covid-19 nos municípios e os representantes dos hospitais da região para alinhamento das ações de monitoramento e minimização de impactos do coronavírus na região.

No início, discutiu-se sobre a Nota Técnica nº 3/21, que amplia o público para testagem por RT-PCR (Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction) para o diagnóstico da covid-19. Foram abordadas as novas orientações que devem ser seguidas para aplicação de testes na população. Em seguida, foi esclarecida como funciona a logística de transporte das amostras recolhidas pelos municípios que são encaminhadas para análise nos laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), na cidade do Rio de Janeiro.

Outros temas discutidos, também, foram as novas variantes do vírus e os procedimentos que devem ser adotados quando há suspeita de um caso reinfecção pela covid-19. Após as orientações, foram feitos alguns apontamentos sobre os temas abordados e o esclarecimento de dúvidas.

A referência técnica em covid-19 da GRS/Leopoldina, Ana Cláudia Lopes Marquez, destaca a importância do alinhamento com os municípios: “Essas reuniões são se suma importância para que sejam atualizadas informações sobre a covid-19 e alinhadas ações junto aos municípios visando conter o avanço da doença. Além de oportunizar que se conheça a realidade municipal e promover um espaço de interação”, declarou.

Ao final da reunião, realizada no dia 5/3, foi destacada a importância de se manter a população sensibilizada e ciente de que a pandemia está em um momento delicado no país e no estado. Não é momento para relaxamento, as medidas de distanciamento social, higienização constante das mãos e o uso de máscaras devem ser mantidas e estimuladas.

Autor: Gustavo Santos Ribeiro

Rolar para cima