Atendimento de mais de 75,4 mil usuários por meio do Núcleo de Assistência Farmacêutica; a implantação, em caráter pioneiro em Minas Gerais, do primeiro Centro de Especialidades Médicas sediado no município de Pirapora; a viabilização da implantação da rede de atendimento de pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que deverá entrar em funcionamento na Santa Casa de Montes Claros a partir de fevereiro do próximo ano; e a inclusão do Norte de Minas na rede nacional de projetos de pesquisa de fitoterápicos.
Estas foram algumas das principais realizações relatadas nesta quinta-feira (15/12), durante encontro de servidores da Regional de Saúde de Montes Claros que teve o objetivo de avaliar os trabalhos implementados neste ano e planejar novas ações para 2017.
O encontro foi realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), envolvendo coordenadores e técnicos dos núcleos de Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Redes, Atenção Primária à Saúde, Gestão de Finanças e Prestação de Contas, Gestão de Pessoas, Assistência Farmacêutica, Gestão Microrregional e Regulação.
Na abertura do encontro, a superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, destacou a importância da integração de ações entre os diversos núcleos de gestão, levando-se em conta a necessidade de se buscar resultados efetivos na melhoria dos serviços de saúde que, no Norte de Minas, atendem uma população aproximada de 1,6 milhão de habitantes.
“O olhar estratégico é tão ou até mais importante do que as ações operacionais, pois o planejamento é que nos permitirá integrar as diversas políticas públicas do setor de saúde num processo de mudança e desenvolvimento regional”, observou Patrícia Guimarães. Ela lembrou que a equipe técnica da SRS de Montes Claros tem desenvolvido trabalho altamente comprometido e, por isso, a Superintendência Regional de Montes Claros se constitui referência na implementação de diversos projetos inovadores no Estado, entre eles a implantação do Centro de Especialidades Médicas contemplando a microrregião de Pirapora e Coração de Jesus, bem como a condução da gestão hospitalar de Montes Claros.
Entre outras realizações implementadas em 2016, a Regional de Saúde de Montes Claros viabilizou junto com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a distribuição de mais de 100 equipamentos hospitalares para unidades de saúde sediadas em todas as microrregiões do Norte de Minas. A iniciativa já está possibilitando a abertura de novas salas para realização de cirurgias, instalação de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e adulto, o que reduzirá a demanda de pacientes que são transferidos para tratamento em Montes Claros.
A SRS também obteve êxito na condução da gestão hospitalar de Montes Claros, processo este que está em vias de ser devolvido ao município até junho de 2017. Além disso, a Regional concluiu a realização de diagnóstico macro regional dos serviços de saúde, o que tem possibilitado à equipe técnica identificar os principais problemas e investir na busca de soluções, inclusive por meio da capacitação de gestores e técnicos dos municípios.
Para 2017, entre outros desafios, a Regional de Saúde de Montes Claros tem a implementar amplo programa de realização de oficinas de capacitação de novos gestores e técnicos das secretarias municipais de saúde, além de dar continuidade à preparação do município de Montes Claros para receber de volta a gestão dos serviços hospitalares.
A partir do término da devolução da gestão hospitalar, a Regional vai retomar trabalho estratégico de melhoria dos serviços de saúde nas microrregiões do Norte de Minas. Um dos objetivos será dotar os municípios de condições técnicas para melhorar os serviços de atenção primária à saúde, que é a porta de entrada da população na assistência médica e hospitalar.
Para agosto de 2017, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) e diversas outras instituições atuantes no Norte de Minas, a Regional de Saúde de Montes Claros tem previsão de realizar seminário enfocando o tema “Repensando o SUS”. O evento deverá reunir lideranças de todo o Estado e ex-ministros da saúde, com o objetivo de debater propostas voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível nacional.
Autor: Pedro Ricardo