Regional de Saúde de Montes Claros mobiliza o Norte de Minas para a realização da Campanha de Multivacinação

Crédito: Pedro Ricardo

A Regional de Saúde de Montes Claros sedia nesta quarta e quinta-feira, (14/09 e 15/09), encontro de profissionais de saúde de 53 municípios do Norte de Minas. O objetivo da reunião é repassar orientações sobre a Campanha Nacional de Multivacinação Infatil para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e Adolescente, que será realizada no período de 19 a 30 de setembro pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após os encontros, que acontecem no auditório da Regional, os técnicos das Secretarias Municipais de Saúde vão repassar as orientações para os demais profissionais que trabalharam na implementação da Campanha em seus respectivos municípios.

Na Campanha deste ano estão incluídas crianças menores de cinco anos; crianças de nove anos e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).  A vacinação será de forma seletiva para a população alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada. No entanto, será avaliado o número de doses aplicadas no período.

A coordenadora de imunização da SRS de Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido Azevedo destacou a importância da mobilização dos municípios para a realização da Campanha, que tem o Dia D marcado para 24 de setembro. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes às unidades de saúde, apresentando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam verificar a situação vacinal e, se necessário, atualizá-la. As equipes de saúde também vão atuar nas unidades localizadas nas zonas rurais.

» Veja no Blog da Saúde MG:
SES-MG traz filhos dos servidores para estrelar a Campanha de Multivacinação nas redes sociais

Durante a Campanha de Multivacinação 2016 serão disponibilizadas as seguintes vacinas para as crianças menores de cinco anos de idade: BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, FebreAmarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP e Hepatite A. Para crianças de 9 anos e adolescentes de 10 anos a menores de 15 anos de idade estarão disponíveis as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, dT, dTpa e HPV.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, destaca a importância do alinhamento de ações entre o Ministério da Saúde, Estado e municípios para que a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil alcance bons resultados. Além disso, a mobilização dos pais é fundamental visando garantir às crianças e adolescentes o acesso a vacinas que lhes possibilitarão ter uma vida saudável, sem a ocorrência de complicações de saúde que podem ser evitadas.

 

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima