Regional de Montes Claros recebe novas câmaras para armazenar vacinas

Crédito: Pedro Ricardo

A Rede de Frio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, que anualmente repassa milhares de doses de vacinas para 54 municípios de sua área de atuação, já está operando com quatro novas câmaras de refrigeração. O investimento viabilizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dá continuidade à instalação e modernização de equipamentos de refrigeração iniciado em maio deste ano, contemplando a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da SRS, que recebeu 15 novos equipamentos.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que a instalação de novas câmaras de refrigeração viabiliza o aumento da capacidade do setor de imunização para o armazenamento de vacinas que, anualmente, são disponibilizadas aos municípios e, consequentemente à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com a perspectiva de que a campanha de vacinação contra a covid-19 ainda vai se estender por um longo período, diante da decisão do Ministério da Saúde de recomendar a aplicação da terceira dose em toda a população com idade acima de 18 anos, a instalação de novos equipamentos na Rede de Frio da SRS garante a melhoria e maior suporte ao trabalho dos servidores, além do aumento da capacidade de armazenamento nas nossas instalações”, ressalta Agna Menezes.

Cada uma das novas câmaras de refrigeração tem capacidade para armazenar 972 litros, o equivalente a mais de 3,8 mil doses de vacinas. Os equipamentos possuem software de gestão e monitoramento em tempo real e por sistema informatizado.

 
 

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima