A Regional de Saúde de Alfenas recebeu exposição itinerante produzida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), com o tema “O controle do tabaco no Brasil, uma trajetória”. A exposição permaneceu na Regional de Saúde durante toda a semana, ilustrando uma sequência de embates entre organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, durante o século XX.
São 22 banners fotográficos, que apresentam o esforço dos sanitaristas brasileiros frente ao estímulo do consumo de cigarros e seus derivados. Também foi realizado um encontro para debater o assunto com os servidores.
A exposição aborda o esforço das Organizações Brasileiras de Saúde Pública no controle do tabaco, a história da expansão do uso do cigarro, as estratégias da indústria tabagista para aumentar o consumo, os agravos e riscos a saúde que os agricultores produtores de fumo estão expostos, entre outros temas.
De acordo com a referência técnica em promoção à saúde, Emily Resende Avelar, “o tabagismo é um fator de risco à saúde muito relevante, tendo em vista que ele causa altas taxas de morbimortalidade, sendo responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão. Além disso, é a maior causa isolada de mortes evitáveis precoces em todo o mundo”. Nesse sentido, a exposição direcionada aos servidores da Regional de Saúde contribui para a conscientização e reflexão acerca dos malefícios causados pelo uso do cigarro.
Autor: Marivalda Cezário Santos Tobias