Regional de Saúde de Barbacena promove encontro para profissionais da Saúde da Família

Crédito: Priscila Rezende

Nos dias 17 e 18 de maio, o Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS), da Regional de Saúde de Barbacena, promove um encontro para profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento tem como objetivo apoiar a organização dos processos de trabalho nos NASF’s e promover a integração entre as equipes de Atenção Primária dos municípios.

Sobre a realização do evento, a coordenadora do NAPRIS da Regional de Saúde de Barbacena, Ana Waldemira Dornelles, destacou a importância desse momento para entendimento e discussão dos processos de trabalho, atendendo à demanda que já havia por parte dos municípios de que houvesse um encontro sobre NASF.

“Esse momento é de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, para que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas. Qualquer cidadão, de qualquer município, está diretamente vinculado à Atenção Primária. Por isso, devemos estar preparados para oferecer um acolhimento correto e adequado, com o objetivo de ouvir as pessoas e entender integralmente suas necessidades e poder assim melhorar seus hábitos de vida ”, afirmou a coordenadora.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência das ações. Atualmente, regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF).

“O NASF, como estratégia de fortalecimento e apoio às equipes de Saúde da Família, deve estar vinculado às equipes de Atenção Básica e organizado de acordo com as singularidades e necessidades locais. Precisamos fortalecer as ações de processo de trabalho, de educação permanente e de discussão sobre a necessidade de equipamentos e insumos, a fim de contribuir para a ampliação do acesso e para a resolutividade da Atenção Primária à Saúde”, afirmou a referência técnica do NAPRIS da Regional de Saúde de Barbacena, Jurema Maciel.

A programação conta com apresentações de experiências, discussões sobre os diversos temas referentes aos trabalhos de NASF, Atenção Primária, sistemas de informação, políticas públicas, epidemiologia, educação permanente e palestras com temas multiprofissionais que integram as atividades dos NASF’s.

 

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima