A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou, nesta última quinta-feira (19/01), uma reunião técnica de alinhamento com os profissionais de saúde dos 35 municípios de sua abrangência. O objetivo do encontro foi repassar informações sobre o surto de Febre Amarela e alinhar ações de enfrentamento.
A reunião contou com a participação da subsecretária de Gestão Regional da SES-MG, Márcia Faria Moraes Silva, que informou as ações do Estado na região de surto, afirmando que “a medida mais importante para prevenção da febre amarela é a vacinação”.
Já o Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, explicou a necessidade desta aproximação dos técnicos dos municípios e do Estado, para que o enfrentamento e controle da febre amarela ocorra de forma otimizada. “Como a febre amarela é uma doença que evolui muito rapidamente para gravidade e possui alta letalidade, o nosso objetivo é conter o avanço das formas graves da doença, além de agilizar o bloqueio vacinal e vetorial em nossa região”, finalizou Wagner.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Rejane Balmant, que coordenou a reunião juntamente com a Equipe Técnica da Vigilância da Regional, ressaltou a importância do encontro para que os municípios trabalhem juntos e se informem, buscando um resultado efetivo nas ações assistenciais e de vigilância epidemiológica.
Autor: Flávio Samuel