A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou na última quarta-feira, 07/02, no auditório Padre Zezinho (Unileste-MG), uma capacitação sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) direcionadas aos profissionais da saúde e da educação dos 35 municípios que compõem a região de saúde do território Vale do Aço. A capacitação abordou os conceitos teóricos do programa, bem como as ações de Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS, Avaliação de Saúde Bucal, Avaliação Oftalmológica e Auditiva e Vacinação dos escolares.
Segundo a Referência Técnica, Aline Eliane dos Santos, que coordenou a capacitação, o Programa Saúde na Escola (PSE), foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, fruto do esforço do Governo Federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. “Nesse contexto, as políticas de Saúde e Educação voltadas às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos da educação pública estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno deste público”, afirmou Aline.
A Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Coronel Fabriciano, Mônica Teodoro, destacou durante o encontro que o programa vem contribuir para o fortalecimento de ações de desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação e em outras redes sociais para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes brasileiros. “A iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre Saúde e Educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos”, informou Mônica.
A capacitação contou com o suporte das Referências Técnicas da Regional de Coronel Fabriciano, Micheli Egydio, Maria Inês Dias, Reinaldo Romeu dos Santos Júnior e Sônia Andrade e também da enfermeira Neila Maria de Morais Pinto, servidora do Município de Ipatinga que ministrou uma palestra sobre IST/AIDS no ambiente escolar.
Autor: Flávio Samuel