Na manhã desta quinta-feira (16/4), os membros do Comitê Macro COVID-19 – Jequitinhonha voltaram a se reunir, por videoconferência, para acompanhamento da evolução do quadro epidemiológico na área de abrangência da Regional de Saúde de Diamantina, que conta com 34 municípios e uma população de aproximadamente de 410 mil habitantes. A reunião tratou do quadro epidemiológico e assistencial; sobre o Plano de Contingência da Atenção Primária à Saúde, junto aos municípios, atualização sobre os novos critérios para o fechamento de casos COVID-19, entre outros assuntos.
Durante as discussões, o Major Valdiney da Conceição Bento alertou sobre a prática criminosa da clonagem do aplicativo do whatsapp, uma vez que agentes de saúde dos municípios iniciaram, em situação de isolamento domiciliar, o monitoramento dos casos suspeitos da COVID-19 por telefone. “Recebemos denúncias de que hackers, se passando por agentes de saúde, estão entrando em contado com o cidadão e solicitando que sejam feitos alguns procedimentos que possibilitam a clonagem do app whatsapp. Portanto, é muito importante que a população fique atenta e não transmita, a esses indivíduos, o código que permite acesso os seus aparelhos celulares”, frisou o Major Valdiney.
Após apresentações e discussões dos itens da pauta, foram estabelecidos o envio de ofício ao nível central relatando sobre a possibilidades da clonagem do aplicativo whatsapp do cidadão, em virtude da normativa de acompanhamento do paciente em isolamento domiciliar via telefone, que é um protocolo do Ministério da Saúde. Ficou estabelecido também o envio de ofício ao Promotor de Justiça solicitando providências necessárias ao cumprimento das medidas e atribuições estabelecidas na Deliberação nº 17, de 22 de março de 2020, que enfatiza a importância das efetivas medidas de restrição e acessibilidade aos locais, serviços, bens públicos e privados cotidianos em todo o território do Estado, bem como a necessidade de fiscalização das ações, ao combate COVID-19 e o Envio de ofício, por parte do Corpo de Bombeiros, informando sobre a importância do isolamento nas 50 cidades atendidas pela 6º Companhia Independente de Bombeiros CBMG.
Participaram das discussões a superintendente da regional de saúde de Diamantina Cleya da Silva Santana Cruz; o presidente do Cosems Regional Diamantina Rutistaquinho Alves Gomes; o Major do 3º Batalhão PMMG, Valdiney da Conceição Bento; o Major BM da 6º Companhia Independente de Bombeiros CBMG, Andrey Márcio Gomes; o SubCMT 1 Ten. BM Waldiney da Cruz Pereira; o promotor de Justiça de Diamantina, Luís Gustavo Patuzzi Bortoncello; a apoiadora do COSEMS/MG Diamantina, Silma de Lourdes Oliveira; além da equipe técnica da regional de saúde de Diamantina.
Autor: Ricardo Maciel