Regional de Saúde de Divinópolis discute Programação Pactuada Integrada

Crédito: Willian Pacheco

A Coordenação de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis realizou, no dia 25, encontro virtual com coordenadores e referências técnicas dos 53 municípios da macrorregião Oeste para tratar da Programação Pactuada Integrada (PPI).

A referência de PPI da Regional, Mônica Apocalypse, explicou que a Programação Pactuada Integrada é um processo do Sistema Único de Saúde (SUS) em que secretários municipais definem quais serviços serão oferecidos em cada território. Os gestores de saúde são responsáveis também por  organizar a rede de saúde e pactuar as referências assistenciais para sua população em outros territórios. Ou seja, a PPI tem o objetivo de nortear o acesso dos usuários aos atendimentos de média e alta complexidade.

Na ocasião, foram abordados o conceito de PPI e sua importância para o Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de ofertar serviços de forma regionalizada. A referência técnica orientou como fazer a pesquisa no site e a importância de acompanhar as cotas de procedimentos pactuados e, ainda, como é feito este remanejamento de cotas, os critérios e fluxos.

“A PPI é muito importante porque ela é uma ferramenta de planejamento que norteia e regula o acesso aos serviços de saúde. Esperamos que, com este encontro, cada município tenha maior conhecimento sobre sua PPI e saiba utilizar melhor site de pesquisa, acompanhamento e controle de cotas, melhor entendimento processo remanejamento”, destacou a referência técnica, Mônica Apocalypse”.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima