Hoje (11/05), os Núcleos de Vigilância em Saúde e Atenção Primária da Regional de Saúde de Divinópolis realizaram uma videoconferência com 70 profissionais dos 53 municípios da Macrorregião Oeste para orientações técnicas referentes à Covid-19.
O encontro virtual destinado aos Coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária dos municípios objetivou qualificar as notificações nos sistemas de informação, além de promover a correta definição de casos e de coleta de exames para a doença causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2).
Os técnicos da Regional abordaram definição de Casos Operacionais para Covid-19, quais os sistemas de notificações de Casos suspeitos, para quem é indicado a coleta de amostras, o grupo prioritário e a predetividade do teste Rápido da doença e quais os critérios para encerramentos dos casos suspeitos.
A expectativa é que a reunião possibilite uma melhora no banco de dados e promova correta assistência e diagnóstico à população frente à pandemia, oferecendo maior segurança para realização e definição de ações que impactem na melhoria da assistência ao paciente suspeito de ser portador do Sars-Cov-2.
“ Leiam sempre as atualizações das notas técnicas. Procurem qualificar o banco de dados do E-SUS-VE. É necessário preencher todos os dados no formulário para que a informação fique a mais completa possível”, explicou o Coordenador da Vigilância em Saúde, Edilberto Flávio.
Autor: Willian Pacheco