Regional de Saúde de Divinópolis realiza 2º treinamento de combate à dengue para os órgãos públicos Estaduais.

Regional de Saúde de Divinópolis realiza 2º treinamento de combate à dengue para os órgãos públicos Estaduais.

Na quinta-feira, 06/10, a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div) promoveu o 2º treinamento para os servidores órgãos públicos estaduais que fazem parte da Comissão Permanente de Controle da Dengue (CPCD). Participaram da atividade a  Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Polícia Militar de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), Superintendência Regional de Educação de Divinópolis (SRE).

O também Supervisor de área, Magno Santos, destacou em sua apresentação o controle mecânico, químico, além de ressaltar os criadouros preferenciais do mosquito Aedes Aegypti. “O combate à dengue deve se basear no controle mecânico do vetor, ou seja, na identificação e eliminação dos possíveis criadouros dos mosquitos, além da coleta de lixo, vedação de reservatórios de água, destinação adequada de pneus, entre outras ações”, disse Magno.

Os participantes puderam apreciar a apresentação do teatro da equipe de educação em Saúde do município de Formiga formada pó Luciene Cristina e Mairon Cruz . “Buscamos mobilizar crianças, os grupos operativos de idosos de forma lúdica e despertar a consciência para o combate à dengue”, comentou Mairon. Também foi discutido com participantes a importância da mobilização social e como a Secretaria de Estado de Saúde utiliza hoje as redes sociais para informar e sensibilizar diversos públicos.  “As redes pressupõem que haja diversidade de participação para que melhore a qualidade  dos resultados e por meio do facebook, Orkut, twitter, blog, o jogo dengue – ville, a SES tem buscado o apoio dos usuários para mobilizar a sociedade de maneira diferente”, disse.

Propostas para trabalhar a promoção e prevenção no combate a dengue foram lançadas pelos órgãos públicos. A Polícia Militar sugeriu divulgar informações  por meio dos projetos sociais.A Seplag sugeriu realizar a coleta seletiva em parceria com o município. A Copasa propôs colocar cartazes e malas diretas nas agências. E A Superintendência de Ensino ficou de repassar para as escolas estaduais e sugerir para que elas também tenham Comissão.

“Foi muito importante esta capacitação. Acredito que todos aqui irão repassar o que aprenderam para os seus colegas de trabalho. É muito bom poder contar com a Regional  de Saúde e gostaria de dizer que ela pode contar conosco também”, finalizou o 2º sargento da PM Rodrigo Gomes Oliveira.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Willian Pacheco / SRS – Divinópolis


Rolar para cima