Regional de Saúde de Divinópolis realiza capacitação de boas práticas de vacinação

Crédito: Regional de Divinópolis

Para que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tenha ações coordenadas de imunização e continue cumprindo o papel de proteção, controle, eliminação e/ou erradicação da doença, o Núcleo de Vigilância Epidemiólogica (NUVEP) da Regional de Saúde realizou com as referências de Sala de Vacina dos 53 municípios da Macrorregião Oeste a Capacitação de Boas Práticas de Vacinação.

O treinamento teve como objetivo conhecer os conceitos básicos sobre vacinas e vacinação, o PNI e o conjunto de calendários básicos de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde, bem como a aplicação e administração das doses, as contraindicações referentes às vacinas, as ações de vacinação, campanhas e toda a rotina.

Além disso, as referências técnicas regionais trouxeram para o debate a definição da cadeia de frio, as orientações básicas para conservação, armazenamento e transporte dos imunobiológicos. Compreender como é feito o registro de dados no sistema de informação e Vigilância dos casos adversos pós-vacina foram temas também abordados.

A referência de imunização da Regional, Suelen Santos, destacou que a vacinação pública é a segunda medida mais eficaz para promover e prevenir a saúde da população, ficando atrás apenas do acesso à água potável. “O impacto da vacinação na Saúde pública é muito relevante, capaz de prevenir e até mesmo erradicar doenças. A poliomielite, por exemplo, só tem transmissão sustentada em dois países. Por isso, a importância e relevâncias de boas práticas, principalmente quando vivemos a maior campanha de vacinação de todos os tempos”, destacou a referência.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima