Regional de Governador Valadares realiza última reunião da Comissão Intergestores Bipartite Microrregional Unificada em 2024

Imagem

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 27/11, a última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional Unificada do ano de 2024. O evento contou com a presença de gestores municipais de saúde das quatro microrregiões que compõem a macrorregião de Saúde Leste, além de referências técnicas da Coordenação de Regionalização e do superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares.

CCom o objetivo de discutir as políticas de saúde e os assuntos relacionados à gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, a reunião destacou o fortalecimento da gestão de saúde da macro Leste e a importância da frequência e da participação ativa dos gestores nas discussões. Os gestores municipais de saúde, membros titulares de suas respectivas CIB Micro, que estiveram presentes em pelo menos sete das dez reuniões concluídas no ano até então foram homenageados.

Daniella Matos, coordenadora de Regionalização da regional de Governador Valadares, destaca que a participação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), fortalece, no âmbito regional, a identidade sanitária micro e macrorregional, por meio do debate dos problemas comuns, na busca por soluções conjuntas, no compartilhamento de recursos, culminando na consolidação das ações e serviços de saúde ofertados à população. “É de suma importância a participação dos gestores nestes espaços, de forma a participarem da realidade de como realmente a saúde é promovida em seus municípios e junto a seus pares, para que os desafios sejam apontados e, juntos, possamos ajustar e melhorar a saúde na macrorregião”, acrescentou.

O fato da CIB ser um momento importante para a gestão municipal, que vai além de pactuações e discussões, foi ressaltado por Aline Cássia dos Santos, gestora municipal do município de São Geraldo da Piedade. “É um momento de engajamento com a equipe técnica da SRS Governador Valadares e com os colegas gestores, sendo também um momento de descobertas de novas oportunidades para o município, além da troca de experiências”.

Reunião da Comissão Intergestores Bipartite Microrregional Unificada

Um breve balanço das políticas de saúde, no âmbito da macro, foi apresentado pelo dirigente regional, Romulo Gusmão, sinalizando a diversidade de avanços que ocorreram no sistema de saúde da macro Leste. Segundo ele, foi possível avançar por poderem contar com a parceria, empenho e engajamento dos gestores municipais, de prestadores, e da equipe técnica da SRS. “Um território só se organiza, a partir do momento que entendemos, de modo alinhado, suas necessidades, para juntos, darmos a resposta respectiva às necessidades do cidadão. Só conseguimos essa ‘calibração’ dos diversos atores envolvidos nos espaços de governança”, pontuou.

Como resultado dessa agenda final, espera-se um maior engajamento dos membros titulares e suplentes, a fim de se obter um maior número de participantes decisores nas reuniões ordinárias de 2025, e a consolidação das políticas de saúde, favorecendo maior possibilidade de entrega de valor ao leste mineiro.

Autor: Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira

Rolar para cima