Regional de Saúde de Montes Claros reforça mobilização para a vacinação contra o sarampo

02

A notificação imediata dos casos suspeitos de sarampo e a atualização de dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) foram alguns dos temas tratados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta terça-feira, 1/10, durante reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) da microrregião de Salinas/Taiobeiras. O tema foi abordado pela Regional de Saúde de Montes Claros, com alerta aos gestores sobre a importância da mobilização dos municípios para a realização, em todo o país, da Campanha de Vacinação contra o Sarampo no período de 7 de outubro a 30 de novembro.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destaca a importância das equipes de saúde dos municípios se envolverem na realização da campanha, “levando-se em conta a necessidade do aumento da cobertura vacinal contra o sarampo, a fim de se evitar a ocorrência de surtos da doença na região”. Como a campanha será seletiva, voltada para a imunização das pessoas que nunca foram vacinadas contra o sarampo, a superintendente observa que os serviços de saúde deverão solicitar às pessoas o cartão de vacina o que, inclusive, possibilitará aos municípios a atualização de dados.

O coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos reforçou a importância de os serviços de saúde mobilizarem as pessoas não vacinadas para se imunizarem contra o sarampo. Isso porque “a cobertura vacinal na região está abaixo dos 95% da população, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. No caso de crianças, a cobertura para quem já tomou uma dose da vacina está em 66,59%, percentual este que cai para 56,24% para quem já tomou as duas doses da vacina”, alerta o coordenador.

Já com relação a todos os segmentos da população, a cobertura vacinal está em 64,84% para quem já tomou uma dose da vacina. Por outro lado, o percentual de pessoas que já tomaram as duas doses da vacina triviral e está imunizado contra a doença para o resto da vida cai para 54,42% entre todas as faixas etárias da população residente em 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde.

Valdemar Rodrigues observa que entre janeiro e setembro deste ano a SES-MG já repassou para os municípios 79.920 doses de vacinas contra o sarampo. Porém, de acordo com os dados lançados pelos municípios no SIPNI, foram aplicadas 28.288 doses da vacina. Por isso, assinala o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde, “é importante que os municípios atualizem os dados no SIPNI, a fim de que a SES-MG e o Ministério da Saúde tenham conhecimento da real situação da cobertura vacinal na região”.

A campanha

A campanha de vacinação contra o sarampo, que será realizada entre os dias 7 de outubro e 30 de novembro, será seletiva, tendo como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos e adultos com até 29 anos de idade. Esse público tem sido o mais acometido pelos casos de sarampo notificados no país.

A primeira etapa da campanha será realizada no período de 7 a 25 de outubro contemplando as crianças. O Dia “D” de mobilização dos pais ou responsáveis pelas crianças está marcado para 19 de outubro. Já a campanha de vacinação dos adultos acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima