Regional de Saúde de Passos capacita profissionais para implantação de testes rápidos de HIV

Por Sílvia Amâncio

Entre os dias 7 e 15 de dezembro, equipes da Atenção Básica do município de Passos participaram de capacitação para implantação dos Testes Rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. O treinamento é promovido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional de Saúde de Passos.

Após serem certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na etapa teórica, a etapa prática foi realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento de Passos (AMBES), quando as equipes realizaram testes rápidos nos usuários do serviço.

A referência técnica em DST/AIDS da Regional de Saúde de Passos, Marcia Silva, considera a descentralização da testagem rápida para as Unidades Básicas de Saúde um avanço, uma vez que permite o acesso da população prioritária das infecções sexualmente transmissíveis ao diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

“A capacitação é de fundamental importância para que a qualidade da atenção à saúde seja garantida ao usuário; e nossa expectativa é alcançar o maior número de usuários com necessidade de serem testados. Nesse sentido, estamos garantindo suporte incondicional aos municípios selecionados nesta primeira etapa da implantação do teste rápido nos serviços da Atenção Básica”, destacou Marcia.

Até o início de 2017, a Regional de Saúde de Passos pretende capacitar todos os profissionais da Atenção Básica que executarão a testagem rápida, a fim de garantir aos usuários mais um serviço disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Autor: NUVEAST Passos

Rolar para cima