Técnicos da Regional de Saúde de Teófilo Otoni se reuniram nesta segunda-feira (16/3) com gestores municipais de saúde e prestadores hospitalares das sedes das microrreigões e pólo assistencial de saúde. O objetivo do encontro foi a elaboração do Plano de Contingência das unidades hospitalares.
Segundo Ana Luisa Pinheiro, referência técnica em saúde materno-infantil da Regional de Teófilo Otoni, o plano contém medidas de prevenção e controle a serem adotadas durante a assistência hospitalar, além do fluxo de atendimento dos casos suspeitos ou confirmados da doença (COVID-19).
Além do Plano de Contingência, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) solicitou que todas as 28 Regionais de Saúde do estado fizessem um levantamento dos leitos de UTI existentes nos hospitais da região para mapeamento da rede assistencial e sua capacidade instalada.
Conforme explica Maiza Alves Dias, coordenadora de Atenção à Saúde da Regional de Teófilo Otoni, os municípios precisam se organizar para o atendimento dos pacientes suspeitos ou confirmados para a Síndrome Respiratória Aguda Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), definindo assim a organização dos pontos de atenção disponíveis no município, com um olhar prioritário para os hospitais onde receberão os casos mais graves. “Em contrapartida, os municípios estão apontando suas necessidades para melhor atender esse paciente”, declara Maiza.
Autor: Déborah Ramos Goecking