Regional de Saúde de Ubá distribui oxímetros aos municípios para auxiliar no enfrentamento da pandemia

Crédito: Keila Lima

Mais de 255 oxímetros de dedo serão entregues aos 31 municípios que integram a Regional de Saúde de Ubá para auxiliar os profissionais que atuam nos serviços de atenção primária a diagnosticar e acompanhar casos de covid-19. A distribuição começou no último dia 16/12, de acordo com a disponibilidade das Secretarias Municipais em irem buscar os aparelhos na sede da Regional. Os oxímetros foram doados pela Fundação Itaú à SES-MG, no intuito de facilitar a medição da taxa de saturação sanguínea nos pacientes, de forma rápida e confiável.

O uso do aparelho nos serviços de saúde é importante para o monitoramento da evolução dos casos de síndromes respiratórias, integrando a triagem de atendimento para covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. “A distribuição planejada pela SES permitirá que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tenham este recurso para facilitar e agilizar o atendimento das pessoas, o que pode ser determinante para evitar o agravamento de casos de síndromes respiratórias”, informou Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora da Atenção à Saúde da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá.

A saturação normal de oxigênio para a maioria das pessoas saudáveis, ao nível do mar, é entre 95% e 100%. Condições leves de saúde como gripes ou resfriados podem apresentar uma saturação entre 90% e 94%. Já uma leitura do oxímetro de pulso abaixo de 90% é considerada uma emergência clínica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “É muito bom que o setor privado esteja auxiliando neste momento em que precisamos somar esforços pelo bem comum, principalmente das pessoas mais vulneráveis, que em sua maioria dependem exclusivamente do SUS. Com os oxímetros, nossas unidades poderão prestar uma melhor triagem de atendimento de pacientes acometidos ou com suspeita de covid-19”, afirmou Aline de Almeida Prado, diretora da URS de Ubá.

Autor: Keila Lima

Rolar para cima