Coordenadores de Imunização e Atenção Primária dos municípios da jurisdição da Regional de Saúde de Varginha estiveram presentes nesta quinta-feira (15/09), no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas para apresentação da operacionalização da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil.
A campanha, que estará ativa no período de 19 a 30 de setembro, possui o objetivo de atualizar os cartões de vacinação, completando os esquemas de vacinação da criança e do adolescente nas seguintes faixas etárias: menores de 5 anos de idade, crianças de 9 anos de idade, adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Lembrando que as vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esta última faixa, que compreende os adolescentes, consiste, segundo Renata Julio, Coordenadora de Imunização da SRS Varginha, em um “desafio, visto que é uma faixa etária que apresenta maior resistência e exigirá maior criatividade no chamado para que compareça às Unidades”.
A Campanha Nacional de Multivacinação Infantil, por possuir o intuito de atualização dos cartões, não possuirá uma meta de vacinação, porém, as doses aplicadas serão registradas e acompanhadas através do Sistema de Informação (SIPNI) As doses aplicadas, o registro de comparecimento e do recebimento de vacina deverão ser monitorados e notados. O período de abertura dos sistemas para inserção dos dados vacinais de cada município, a ser realizado por profissional cadastrado no SIPNI, foi definido para 19/09 a 14/10.
» Veja no Blog da Saúde MG:
SES-MG traz filhos dos servidores para estrelar a Campanha de Multivacinação nas redes sociais
Renata Júlio apresentou aos Coordenadores orientações gerais para a Campanha, tais como a importância de todas as equipes municipais de Imunização se atentarem para a Portaria MS nº1533 de 18/08/16, que redefine o Calendário e as Campanhas Nacionais de vacinação no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), bem como as estratégias de organização para a preparação do município para a campanha, como motivação dos profissionais, definição das atribuições de triagem, vacinação e registro, segurança das vacinas, integração com a Atenção Primária, divulgação, etc.
As vacinas que estarão disponíveis na Campanha Multivacinação para menores de cinco anos, são: BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOPb, RetaVírus Humano, Pneumocócita 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral + Varicela (atenuada), DTP e Hepatite A.
Para o público de nove anos e de dez a menores de 15 anos, estarão disponíveis a Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, dTpa e HPV. É importante ressaltar que a aplicação das vacinas se dará mediante particularidades de cada cartão, idade e situação imunológica.
Precauções devem ser observadas e tomadas quando da avaliação do provável recebimento da vacina pelo paciente: doenças febris graves, tratamento com drogas imunossupressoras, amamentação e vacina de Febre Amarela, aplicação simultânea de vacinas, pessoas em uso de imunoglobulina e hemoderivados.
O Dia D da Campanha será no dia 24 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Autor: Tânia Corrêa