Regional de Varginha é palco de curso sobre Aperfeiçoamento em Apoio Material na Atenção Básica

Crédito: Gabryella Carvalho Trindade

Entre os dias 05 e 07/07, o município de Varginha sediou o primeiro encontro da segunda turma do curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). O evento tem como objetivo capacitar 2000 profissionais dos NASFs no Brasil, sendo contemplados todos os estados brasileiros. Minas Gerais foi o Estado com maior número de alunos nas duas edições, possuindo nesta segunda edição 14 turmas em exercício, totalizando 318 educandos.

O curso aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Sul de Minas, e foi ministrado pela tutora Gizele Lima Salvador, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com apoio de Maria Aparecida Vilela, Referência Técnica de NASFs da Superintendência Regional de Saúde de Varginha. A capacitação foi direcionada aos profissionais do NASF da região Sul, e contou com a presença de profissionais dos municípios de Machado, Poços de Caldas, São Lourenço, Extrema, Cássia, São Sebastião do Paraíso, Passos e Ipuiuna.

“O objetivo principal dos encontros é fortalecer o NASF na Atenção Básica e o apoio matricial como a principal ferramenta de trabalho e aumentar efetivamente as ações e serviços oferecidos aos usuários”, esclareceu a tutora Gizele Lima. Durante os três dias de curso, foram discutidos entre os profissionais presentes temas como “Trabalho em equipe na Perspectiva da Organização e Pactuação Inicial do Trabalho” e “Colaboração do Trabalho em equipe”, que promoveu a divisão dos profissionais em grupos para discussão e construção da agenda de trabalho do NASF. 

Autor: Gabryella Carvalho Trindade

Rolar para cima