Regional realiza capacitação virtual para profissionais da Atenção Primária sobre situação epidemiológica do covid-19 na região

20200508 141639

]Com a presença dos profissionais de saúde da Atenção Primaria dos municípios da macrorregião do Vale do Aço, a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou capacitação virtual na última sexta-feira (08/05) direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. O objetivo foi o alinhamento da situação epidemiológica da Covid-19 na região, bem como seu enfrentamento.

De acordo com Caroline Maia Spinola, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que atuou como mediadora na videoconferência, a capacitação virtual foi direcionada também aos Secretários Municipais de Saúde, aos coordenadores e referências técnicas da atenção primária, visando reforçar a importância da prevenção e as ações da Atenção Primária no acompanhamento dos casos suspeitos de Covid-19 nos municípios.

“A capacitação foi muito boa, com a participação de mais de 205 profissionais de saúde da macrorregião de saúde do Vale do Aço e ocorreu de forma linear, sem intercorrência. Vários assuntos foram discutidos e abordados, dentre eles a recomendação aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre as adequações das ações de vigilância e controle de zoonoses frente à atual situação epidemiológica”, disse Caroline.

A capacitação virtual foi ministrada por Anelize Alvez Tuler, Referência Técnica em Atenção Primária da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que destacou que nesse momento de pandemia as ações em saúde pública no enfrentamento a covid-19 precisam ser realizadas de forma coordenada e técnica.

“A capacitação virtual facilitou o alinhamento junto aos profissionais da Atenção Primária e aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19. Sabemos que o volume de informação é muito grande, então é fundamental ajudar e acompanhar os municípios na aplicação destas informações, entendendo melhor a realidade e as ações desenvolvidas. Na capacitação orientamos sobre às recomendações de proteção e prevenção aos trabalhadores dos serviços de saúde, e incentivamos a integração das ações dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, visando fortalecer as ações da Atenção Primária”, afirmou Anelize.

Durante a videoconferência as perguntas dos participantes, profissionais de saúde, foram respondidas via chat pelas Referências Técnicas da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Caroline Spínola e Micheli Egídio.

Autor: Flávio Samuel

Rolar para cima