Samu Macro Norte prepara capacitação para médicos e enfermeiros

Samu Macro Norte prepara capacitação para médicos e enfermeiros

O Samu Macro Norte formou 430 participantes no programa de Suporte Básico de Vida

O curso é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Após formar 430 técnicos de enfermagem e condutores-socorristas no programa capacitação dos profissionais para o atendimento pré-hospitalar móvel, o Samu Macro Norte se prepara para a capacitação de médicos e enfermeiros no Programa Técnico de Suporte Avançado de Vida.O curso é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Macro Norte e tem como objetivo padronizar a linguagem e a conduta no atendimento pré-hospitalar.Segundo a coordenadora do NEP, Wilhma Alves de Castro, primeiro será feita a seleção de tutores que atuarão como facilitador-mediadores do processo de ensino-aprendizagem no módulo. “A proposta do programa é capacitar cerca de 100 médicos e enfermeiros que atuam nas 37 bases do Samu Macro Norte, cumprindo uma vertente da Política Nacional de Atenção às Urgências, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde que é capacitar profissionais da Rede Samu 192 e pré-hospitalar fixo em todos os Estados da federação e no Distrito Federal, padronizando o serviço”, explica a coordenadora.O curso é realizado à distância e, mensalmente, são realizados encontros presenciais com atividades teóricas e treinamentos práticos. Segundo Wilhma Castro, para as atividades teóricas são planejadas aulas gravadas, discussão de casos e atividades de grupo, objetivando a aprendizagem e aprofundamento de conteúdos necessários para a realização de práticas. Já para o treinamento prático foram projetados exercícios de simulações que possam contribuir para a aprendizagem e aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos. As aulas são mediadas por tutores e acompanhadas à distância por analistas de ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, responsáveis pela supervisão administrativo-pedagógica do curso.

SUPORTE BÁSICO DE VIDA

No Período de fevereiro de 2010 a outubro de 2011, o Samu Macro Norte realizou o Programa Técnico de Suporte Básico de Vida, que contou com a participação de 430 técnicos de enfermagem e condutores-socorristas que atuam no Samu. Sob coordenação do NEP, os participantes foram submetidos a um intenso treinamento para prestar atendimento pré-hospitalar. A fase do curso que aborda a teoria e prática em Suporte Básico de Vida foi dividida em 16 módulos, com aulas presenciais e à distância. A carga horária de 160 horas/aula é superior ao que é previsto para a disciplina em um curso regular de graduação em Enfermagem. Os participantes receberam o certificado de participação no dia 09 de novembro. “A parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que representa os hospitais de excelência a serviço do SUS, viabilizou essa capacitação. Em cada Estado foi selecionada uma unidade de Samu que possui infraestrutura com capacidade para atender às necessidades do projeto. Em Minas Gerais, o Samu Macro Norte foi o escolhido e o único Samu do país a concluir a etapa do programa. Agora vamos completar a capacitação com o curso de Suporte Avançado de Vida para médicos e enfermeiros”, ressalta Wilhma Castro.Segundo a enfermeira, a meta é que a conduta no atendimento de urgência e emergência seja única em todos os pontos de atenção fixos e móveis do país.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jerúsia Arruda/ SRS MOC


Rolar para cima