O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, foi homenageado, na manhã desta terça-feira (9/5), com a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo. A honraria é concedida pelos prefeitos mineiros às personalidades ou entidades que contribuem para a causa municipalista por meio de seu trabalho. A medalha foi entregue durante o 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.
A indicação de Baccheretti se deve ao relevante trabalho desempenhado à frente da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desde março de 2021. Dentre as inovações e mudanças observadas no período estão a condução do Minas Consciente diante do cenário epidemiológico da pandemia de covid, a criação do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), para monitorar as coberturas vacinais do Estado, o aumento do número de cirurgias eletivas, por meio dos investimentos feitos pelo Governo Estadual no Programa Opera Mais, Minas Gerais, a expansão do Samu Regional para todas as regiões mineiras e a mudança do espaço físico da Unidade da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, bem como a alteração dos processos para aquisição de medicamentos fornecidos pelo Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), entre outros.
“A parceria do Estado com os municípios é muito importante para levarmos uma saúde pública de qualidade aos cidadãos, pois a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o SUS. Por isso agradeço a colaboração de todos os prefeitos nesta construção de um SUS real, acessível a todos”, disse Baccheretti.
Autor: Jornalismo SES-MG