Saúde oferece curso de Gestão Clínica e Coordenação Médica

Crédito: Willian Pacheco

Foi realizada hoje, 31 de agosto, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div), a aula inaugural do Curso Online de Aperfeiçoamento de Gestão Clínica e Coordenação Médica. Promovido pelo Hospital do Coração (Hcor) e Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o curso terá duração de quatro meses, sendo 88 horas dedicadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e dois encontros presenciais – um no início e outro no final dos módulos -, totalizando 100 horas.

O público-alvo é formado por diversos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, que trabalham diretamente na gestão, regulação e contratualização das redes de atenção à saúde. Além disso, os profissionais devem exercer suas funções em Hospitais, sejam eles filantrópicos ou públicos. Coube à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Núcleo de Redes da SRS-Div, encaminhar a lista dos profissionais interessados do Centro-Oeste ao HCor. Cada estabelecimento pôde indicar dois nomes.

O objetivo da iniciativa é discutir e atualizar conhecimentos de gestão clínica e coordenação médica, permitindo um maior envolvimento dos profissionais na tomada de decisão, bem como otimizar o uso de recursos e minimizar os desperdícios. “A proposta é oferecer ferramentas para uma maior eficiência técnica, econômica e financeira. Com isso, fortalecemos uma cultura de melhoria da qualidade e segurança dos processos de assistência e de satisfação do paciente”, comentou o tutor do curso, Pedro Gonzaga Macedo.

Durante os próximos quatro meses, os participantes terão acesso a cinco módulos. O primeiro abordará o “Sistema de Saúde”, as políticas, regionalização e organização das Redes. O segundo terá como temática “Epidemiologia e prática Clinica”. O terceiro, “Avaliação das Intervenções”. O quarto tratará dos “Instrumentos de Gestão de Centros e Serviços” e, o quinto, “Instrumentos de Gestão Clinica”.

 “Esse curso oferece a possibilidade de darmos mais autonomia e habilidades aos profissionais de saúde, com o intuito de melhorar a eficiência da gestão do serviço prestado à população”, finalizou a enfermeira do Núcleo de Redes da Atenção à Saúde da SRS-Div, Eliete Albano de Azevedo Guimarães.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima