A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div) e juntamente com o Consórcio da Rede de Urgência e Emergência do Centro- Oeste (Cis-urg), realizou na quinta-feira, 18 de junho, uma reunião com prestadores, Secretários Municipais de Saúde, Colegiado de Secretários de Saúde (Cosems-MG) Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para debater a Rede de urgência e emergência na Região Ampliada. O objetivo do encontro foi apresentar as propostas da SES para o Comitê Gestor da Rede na Região Ampliada Oeste.
Alguns dos tópicos discutidos foram: o estudo de viabilidade para credenciamento dos serviços como Acidente Vascular Cerebral(AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM, repactuar a tipologia do Hospital São João de Deus, monitorar a atuação dos hospitais credenciados, por meio da central de regulação de leitos, implantar a sala vermelha imediatamente em todos hospitais credenciados à Rede, verificar se há a intenção de outros municípios de aderirem à rede de U/E, além de solicitar Implantação dos leitos de retaguarda em clínica médica e UTI e apresentação do Plano Regional de Urgência e Emergência ao Ministério da Saúde. “As providências para que o processo de implantação da rede seja concretizado estão sendo tomadas. Já realizamos as oficinas, criamos os planos para os cargos, capacitamos os hospitais. Tudo tem sido feito dentro do cronograma. A expectativa é muito grande , principalmente dos gestores”, disse, o Secretário Executivo do Cis-Urg, José Márcio Zanardi.
Desenho da Rede do Centro-Oeste
As seis microrregiões da Região Oeste com 7 Unidades Serviço Avançado (USA) que contam com médico intervencionista, enfermeiro e condutor socorrista e 24 Unidades de Serviço Básico (USB) com técnico em enfermagem e condutor socorrista.
Os Hospitais da Região foram classificados de acordo com sua complexidade e função na Rede. A Rede contempla Hospital de Urgência Nível IV, Hospital Geral de Urgência Nível III, Hospital Geral de Urgência Nível II, Hospital de Referência ao Trauma Nível I, Hospital de Referência às Doenças Cardiovasculares Nível I, Hospital de Referência ao Acidente Vascular Cerebral Nível I e Hospital de Urgência Polivalente Nível I.
O técnico da SRS-Div, Maurício Couto, apresentou a tipologia dos Hospitais da Rede e analisou junto ao Comitê Gestor o desenho pactuado e se esse atende ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde no que tange tempo/resposta. “É preciso fazer uma análise agora para ver se as instituições, os prestadores, conseguem atender dos serviços preconizados na Rede. O Comitê tem o papel de discutir a saúde e planejar a Assistência correta”, finalizou o técnico.
Autor: Willian Pacheco