A população da zona rural de Montes Claros recebeu no dia 27 de junho, a 10ª edição do Saúde sem Limites. O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, teve como objetivo zerar a demanda reprimida por exames, consultas especializadas e pequenas cirurgias em diversas regiões do município.
A Unidade Básica de Saúde da comunidade rural de Ponta do Morro foi o local escolhido para realizar os atendimentos que beneficiaram cerca de 200 pessoas, moradoras das comunidades de Ponta do Morro, Matias, Borá, Mimoso, Me Livre, Taquaril, Riachinho I e II, Mandacarú, Laranjão, Cruzinhas, Riacho do Fogo I e II, Rio do Sítio, Mamonas e Pau d’Óleo que tiveram acesso à consultas das especialidades de clínica geral, odontologia, proctologia e urologia, além de pré-operatório, exames de eletrocardiograma, glicemia capilar e pressão arterial, pequenas cirurgias e encaminhamentos para consultas com endocrinologistas, dermatologistas, angiologistas, cardiologistas e ortopedistas. Também foi realizada, no local, vacinação contra a gripe.
Ricardo Júnior Aguiar Veloso Fernandes tem 10 anos e mora na comunidade de Ponta do Morro. Ricardo ficou muito satisfeito com o atendimento recebido no Saúde Sem Limites, já que conseguiu agendar uma visita ao dentista. Ele estava esperando há mais de um ano pela consulta. “Estou feliz, já peguei o encaminhamento. Vou colocar aparelho segunda-feira agora”, comemorou.
Rafael Silva Cordeiro está no 7º período de Medicina, e participou, pela segunda vez, do Saúde Sem Limites. Ele elogiou o projeto: “é importante em relação à humanização, faz o acadêmico lidar com o ser humano, de forma solidária e afetiva”.
Ao todo, 50 pessoas participaram da ação, incluindo os acadêmicos.
Autor: Fabrícia Andrade