Secretaria de Estado de Saúde reafirma a importância de ações contra a covid-19 na macrorregião Sul

Crédito: Divulgação

Representantes das Superintendências Regionais de Saúde da macrorregião Sul e gestores municipais de saúde participaram de mais uma videoconferência, promovida pela Subsecretaria de Gestão Regional (SubGR), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na segunda-feira (21/6). Em pauta, a mobilização para o enfrentamento de cenários desfavoráveis da covid-19, com fortalecimento e intensificação das medidas de distanciamento social nos municípios.

A videoconferência foi conduzida pelo subsecretário Darlan Venâncio Thomaz Pereira, que apresentou e discorreu sobre cenário epidemiológico e assistencial da macrorregião Sul, comparando-os com os dados da videoconferência anterior – realizada no final de maio. Com essas informações, o subsecretário chamou a atenção para o panorama atual, que, segundo ele, continua sem alterações, “com perspectiva desfavorável, para medida restritiva de maior impacto”.

“O nosso objetivo hoje é nivelar a todos, fortalecer e intensificar as medidas de distanciamento social de acordo com cada onda”, disse Darlan Venâncio, ressaltando o contínuo monitoramento e avaliação do cenário para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Após a apresentação e explicações sobre as medidas da SES-MG, o subsecretário abriu a reunião para participação de gestores. Diversos questionamentos foram feitos por secretários municipais de Saúde, a maioria com solicitações de esclarecimentos e informações.

Algumas questões levantadas: critérios para a definição do quantitativo de doses de vacinas contra a covid-19 para os municípios, regulação de leitos hospitalares, reivindicação de setores de comércio e serviço funerário por inclusão em grupos prioritários da vacinação e retorno das aulas presenciais em meio à prevalência da onda vermelha no Sul de Minas Gerais.

Segundo Darlan Venâncio, para todas essas questões e dúvidas seriam dados os devidos encaminhamentos, para que os gestores possam ser orientados numa próxima reunião. “E aquilo que for possível, talvez não solucionar, mas atenuar algumas dores que vocês estão sofrendo”, disse.

Avaliações

“Não podemos baixar a guarda neste período; temos que seguir em alerta, pois vivenciamos uma curva ascendente de casos, internamentos e óbitos na macro Sul; por isso reafirmamos que a hora é de ainda mais união entre os gestores de saúde. É também, um momento de expectativa em torno da vacina contra a covid-19 e reiteramos aqui, nossa confiança na SES-MG e no Programa Nacional de Imunização (PNI), que define as estratégias a serem adotadas para a vacinação no país”, comenta a superintendente da Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves. “Mas, até que a imunização alcance os resultados esperados, as medidas restritivas devem ser mantidas, e, para isso, contamos com apoio de todos os municípios da macro Sul. Sabemos da exaustão de todos, mas temos que nos manter permanentemente mobilizados”, acrescentou.

O coordenador da Farmácia Regional de Pouso Alegre, Lucas Botazini Carlos, participou da videoconferência e avalia que o objetivo do evento foi importante para a conscientização e tomada de decisão por parte dos gestores públicos. “Como a região se encontra em cenário muito preocupante, evidenciado pela alta taxa de incidência e alta taxa de ocupação dos leitos de UTI covid-19, é indispensável à imposição de medidas mais restritivas de distanciamento social e monitoramento de casos e contatos, além do avanço da vacinação conforme PNO (Programa Nacional de Operacionalização), para que dessa forma a transmissão da covid-19 desacelere e as taxas de ocupação de leitos diminuam. Apenas com essas ações, será possível a diminuição do número de óbitos pela doença e contenção da pandemia”, disse.

Para a superintendente da Regional de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, a videoconferência foi muito importante para o alinhamento de estratégias. “Essa troca de experiências, permitindo que todos sejam ouvidos, traz muito aprendizado. Esperamos que a população tenha mais consciência, responsabilidade e respeito ao próximo, cumprindo as medidas preventivas, para que nos próximos encontros tenhamos um cenário mais favorável, ” comentou.

“Estamos trabalhando incansavelmente em busca de estabilidade e assistência no que diz respeito à saúde pública, e, para isso, é imprescindível que nos reunamos e coloquemos sempre em pauta o que cada um tem ‘experienciado’, para que assim possamos alcançar bons resultados”, defende a superintendente de Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, acrescentando que é primordial “o entendimento da população e a conscientização quanto à situação” da pandemia.

Autor: Ascom macrorregião Sul

Rolar para cima