O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, participou nesta segunda-feira (8/5) da 582ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). Acompanhado da equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Baccheretti apresentou o 3º Relatório do Quadrimestre Anterior, setembro a dezembro de 2022, e o Relatório Anual de Gestão 2022.
“Tenho muito orgulho de apresentar ao conselho nosso relatório anual e mostrar que, pela primeira vez na história, nós executamos financeiramente os 12% da arrecadação dos impostos estaduais, o equivalente a R$ 9,4 bilhões”, comemorou o secretário. “Estamos devolvendo ao cidadão o investimento obrigatório em saúde, não só o orçamentário, pois isso significa mais cirurgias, uma atenção primária mais forte e uma população melhor assistida dentro da urgência e emergência”, destacou.
Fábio Baccheretti reiterou o compromisso da sua gestão na SES-MG com a instância participativa. “O Conselho Estadual de Saúde tem que ser fortalecido como instituição independente e vamos apoiar toda a melhoria, tanto na infraestrutura quanto nos processos para que tenhamos um controle social ainda mais robusto”, salientou.
Tornar real o SUS ideal
De acordo com o secretário da SES-MG, um dos oito objetivos estratégicos da secretaria para os anos de 2023 a 2026 é o fortalecimento do controle social. “Neste novo ciclo, quero estar muito mais presente no CES, para que tenhamos resultados corroborados pelo Conselho e que possamos fortalecer juntos o Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. Nosso compromisso é que as políticas sejam apresentadas no momento oportuno para a discussão, a fim de que sejam ainda melhores e com um foco cada vez maior no usuário”, concluiu.
Autor: Jornalismo SES-MG