Secretário de Estado de Saúde inaugura projeto Saúde em Rede no Triângulo do Sul

Crédito: Sara Braga

Em evento realizado nesta quarta-feira (23/6), na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, juntamente com equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), apresentou o projeto Saúde em Rede para a microrregião de Frutal/Iturama, alvo deste primeiro momento do projeto, que engloba ações em 142 municípios. Participaram presencialmente os gestores de Frutal e Iturama e, de forma remota, secretários de saúde e prefeitos dos demais municípios da microrregião, sendo eles Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales e União de Minas.

O projeto Saúde em Rede visa organizar as Redes de Atenção à Saúde desde a Atenção Primária, passando pela atenção especializada e hospitalar, promovendo melhorias nos serviços com foco inicial na linha de cuidado materno-infantil. A metodologia utilizada será a educação à distância, com apoio da Escola de Saúde Pública (ESP-MG), na formação de analistas regionais que ficarão responsáveis pela formação de tutores que atuarão nos municípios. A implantação se dará em três ondas, sendo esta a primeira, com 19 microrregiões incluídas, e as demais com 33 microrregiões cada, com previsão de implantação total no estado até 2022.

Para Fábio Baccheretti, os três princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), universalidade, integralidade e equidade, são o principal objetivo do Saúde em Rede. Ele explica que “o programa propõe melhorias na saúde por meio da reorganização de processos e capacitações técnicas nos três níveis de assistência, ou seja, atenção primária, secundária e terciária”. Enquanto isso, Maurício Ferreira, superintendente regional de saúde, diz que a equipe da Superintendência se sente prestigiada com a presença do secretário e sua comitiva, que trouxe ainda, uma remessa de quase 34 mil doses de vacinas contra covid-19 para a região Triângulo do Sul. “Assim poderemos avançar, garantindo a segunda dose à população”, conclui. 

Lamonise Maria Alves Ribeiro de Faria, secretária de saúde do município de Frutal, afirma que é um privilégio fazer parte do projeto. Para ela, “o Saúde em Rede tem tudo para se concretizar como nova modalidade de gestão da Atenção Primária à Saúde, integralizando a assistência e proporcionando maior resolubilidade assistencial já na porta de entrada do SUS. Além disso, o desenho de referência e contrarreferência dos pacientes e a desospitalização se concretizam a partir de hoje, quando iniciamos na prática, as oficinas de capacitação e formação de tutores”.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima