Secretário de Saúde visita Sala de Hidratação em Juiz de Fora

Imagem

Crédito: Sara Rodrigues

A constatação de que Juiz de Fora foi a cidade de Minas que apresentou a curva de crescimento mais acentuada de casos de dengue notificados nas duas últimas semanas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), fez com que o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, realizasse uma agenda especial no maior município da Zona da Mata, nesta sexta-feira (19/04). Na pauta, uma visita à Sala de Hidratação, viabilizada em menos de uma semana, por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Juiz de Fora. “Trata-se de uma estrutura que cumpre diversas funções importantes, oferecendo a hidratação, que é imprescindível ao paciente com dengue, a propedêutica e a realização de testes rápidos. Ao mesmo tempo, representa todo o esforço da SES/MG para gerar conforto ao doente e evitar um afogamento dos hospitais, uma vez que a dengue possui manejo clínico simples”, enfatizou o secretário.  

Sobre a realidade da dengue em Juiz de Fora, o secretário explicou que, em 2012, a cidade apresentou um índice de infestação muito alto e, com isso, sempre, esteve no foco de atenção do Estado. “Tecnicamente, aqui ainda não apresenta dados de epidemia, que seriam de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Hoje, a cidade está com cerca de 220 casos para essa proporção. Mas em municípios como Leopoldina, esse índice já ultrapassou os 500”, exemplificou o secretário. E ele completa que, embora ainda não tenham sido confirmados óbitos decorrentes da dengue em Juiz de Fora, “precisamos oferecer uma assistência de qualidade para evitar a letalidade”, enfatizou Antônio Jorge. Nesse sentido, a Sala de Hidratação cumpre um papel fundamental, possuindo “uma boa capacidade de atendimento e está situada em um espaço físico bastante adequado”, enfatizou o secretário.

Crédito: Sara Rodrigues

Para o funcionamento da sala de hidratação, a SES/MG investiu cerca de R$300 mil, por meio de um convênio com a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), para a contratação da equipe de profissionais. Dentre eles, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, coordenador administrativo, auxiliar administrativo e de serviços gerais. Em contrapartida, coube à Prefeitura a definição da estrutura física e cessão de todo o mobiliário. “Só estão faltando as 50 cadeiras já encomendadas. Porém, para que o atendimento não seja prejudicado, disponibilizamos uma grande quantidade de macas”, explicou o secretário de saúde de Juiz de Fora, José Laerte.

Segundo o secretário municipal, a previsão é que, já a partir da próxima segunda-feira (22/04), a Sala de Hidratação esteja de portas abertas para atendimento. “Os pacientes com sintomas podem vir direto, não precisam de encaminhamento prévio. Será um espaço com portas abertas, sem empecilhos para oferecer o melhor atendimento contra essa guerra”, ressaltou.

Autor: Sara Rodrigues

Rolar para cima