No Serro, Governo de Minas reafirma compromisso de investir na saúde

Imagem

Nesta sexta-feira, 12/07, o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve na cidade de Serro para uma visita técnica às unidades hospitalares do município. O objetivo foi conhecer a rede de saúde do município e discutir melhorias aos serviços prestados à população.

Na ocasião, o secretário foi à Casa de Caridade Santa Tereza. Conforme o Secretário é importante discutir as questões de hospital regionalmente. “Estou saindo daqui com uma visão positiva, com uma imagem além do que eu esperava. O Pro- Hosp está com uma regra mais justa, porque hoje os hospitais recebem de acordo com o volume de atendimento. Com 10 anos do programa em Minas, vejo que muita coisa já foi melhorada, como estrutura e atendimento qualificado. A casa de Caridade faz parte da rede resposta e recebe R$ 500 mil ano. Reconheço o trabalho bem feito e fico compromissado em fazer investimentos, após identificar as demandas necessárias para o município e região.”

 

A Casa de Caridade Santa Tereza recebe recursos provenientes do Programa de Fortalecimento e Melhoria dos Hospitais do Estado de Minas Gerais (PRO-HOSP). Em 2012, o recurso foi destinado para melhorias realizadas no hospital em termos de obras, como, por exemplo, a reforma e ampliação do bloco cirúrgico, bem como a aquisição de materiais e equipamentos que proporcionaram expansão do atendimento cirúrgico, principalmente ortopédico.  Já o Pronto Atendimento do hospital, está sendo reformado com recursos do tesouro estadual, no valor de R$ 300 mil, que foram repassados no ano passado.
Segundo o diretor da Casa de Caridade e também Secretário Municipal de Saúde de Serro, Adelmo Batista, hoje o hospital têm em torno 2.500 atendimentos por mês, 165 internações e conta com 56 leitos destinados ao SUS. “Com essa reforma que já está com 70% concluída, vai melhorar e aumentar a qualidade do atendimento. Vamos ter acomodações mais confortáveis aos pacientes. Mais humanização aos que precisam e condições de trabalho para os médicos. Salas de espera com televisão e dois novos consultórios médicos, isso trará mais eficiência e rapidez.”

Conhecida como cidade do queijo, Serro, fica a 310 km da capital e hoje é referência em ortopedia, são em torno de 25 cirurgias/mês. A casa de Caridade atende aos pacientes da microrregião, ajudando a desafogar os atendimentos em Diamantina, trazendo benefício para toda a região.

 

Autor: Lorena Melo

Rolar para cima