Dentro das ações de enfrentamento, controle e prevenção da Febre Amarela no Estado, o Governo de Minas Gerais realizou na manhã desta sexta-feira (13/01) em Caratinga, no Território do Vale do Aço, o Seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela” para conscientizar a população sobre os riscos e a imunização contra a doença feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O seminário contou com a presença de diversas autoridades, prefeitos, secretários e profissionais de saúde. Devido ao mau tempo, o Governador Fernando Pimentel e o Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz não conseguiram ir à Caratinga, conforme havia sido anunciado. Durante o evento foram discutidas medidas de força-tarefa para agilizar a imunização da população e o total apoio que estes municípios vêm recebendo do governo estadual.
“O Seminário de Caratinga, assim como o de Teófilo Otoni, é uma das muitas ações que o Governo de Minas está devolvendo como resposta para a população nesse momento de grande preocupação que se deu por conta da Febre Amarela. Ressaltamos que a Secretaria de Estado de Saúde tem apoiado todos os municípios mineiros para que o cidadão possa ser bem assistido pelo SUS. Essa é uma preocupação não só minha, mas também do governador Fernando Pimentel”, enfatizou Sávio.
“O Governo de Minas montou uma estratégia que envolve não apenas a Secretaria de Estado de Saúde, mas a Defesa Civil, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ampliando assim a área de atenção para 152 municípios nas regiões em que foram registrados casos prováveis de febre amarela. As estratégias envolvem transporte, distribuição e aplicação de vacinas, além, claro, do combate ao vetor”, complementou o Secretário Sávio Souza Cruz.
O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, destacou que “todas as ações para bloqueio da doença estão sendo adotadas, com vacinação e controle vetorial”.
De acordo com o Superintendente da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, que abrange a região sanitária do município de Caratinga, o Governo de Minas Gerais cedeu uma ambulância com Unidade de Tratamento Intensivo avançado (UTI) do SAMU para Caratinga e contratou mais 10 leitos exclusivos no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga, para atender pacientes em estado grave devido à suspeita de Febre Amarela.
“Neste momento de surto de Febre Amarela, o Governo de Minas abriu mão de todos os trâmites burocráticos para auxiliar a microrregião de saúde de Caratinga por tempo indeterminado para dar mais condições de transporte aos pacientes. Estamos fazendo um trabalho com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, dando manutenção nos equipamentos de UTI, tão logo isso aconteça, dentro de aproximadamente cinco a dez dias vamos reestabelecer os 10 leitos de UTI do hospital do município”, disse Wagner.
A Referência Técnica em Arboviroses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Camila Caetano Bispo Subtil, que ministrou o seminário em Caratinga, destacou que todos que necessitam da vacina serão imunizados e falou os atuais números de casos suspeito na região. Camila explicou os protocolos e esquema de vacinação e a necessidade de acalmar a população da zona urbana, visto que muitas UBS estão cheias e os usuários querem vacinas.
“Desde a quarta-feira passada, quando fomos notificados, técnicos do Estado mantêm contato a todo o tempo sobre a situação. Os agentes fazem monitoramento na região, intensificando a vacinação, que é a única forma de tratamento possível, e controle do vetor nas áreas rural e urbana”, explicou Camila.
À tarde, o governador Fernando Pimentel, ao lado do Secretário Sávio Souza Cruz, esteve em Teófilo Otoni, no Território Mucuri, para participar de seminário, juntamente com outras autoridades do Estado e a população local.
Autor: Flávio A. R. Samuel / Prefeitura Municipal Caratinga