Servidores da Regional de Saúde de Divinópolis participam de media training

Foto: Willian Pacheco

Na última quinta-feira, 27 de outubro, ocorreu, na Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis (UEMG-Divinópolis), um treinamento de imprensa para 14 servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis que exercem função de coordenação ou que são referências técnicas de programas sensíveis, que são demandados com frequência pela imprensa local.

O media training  – como é chamado o treinamento de imprensa – foi conduzido pela professora do curso de jornalismo da UEMG, Daniela Martins Barbosa Couto, e consiste em um processo formativo de porta-vozes de uma instituição com objetivo de preparar as áreas técnicas para se relacionarem de forma correta com a imprensa. A proposta é ensinar técnicas importantes para uma boa oratória para que sejam porta-vozes com capacidade de se relacionar de forma mais tranquila com os jornalistas em entrevistas, eventos, treinamentos e coletivas de imprensa.

Na ocasião foram abordados o relacionamento da fonte e o jornalista, algumas queixas frequentes com assessores e os erros comuns cometidos pelas fontes, como deve ser a escolha do porta-voz, a preparação da entrevista e quais procedimentos após a entrevista. Os coordenadores e técnicos receberam orientações sobre entrevistas em veículo televisivo, rádio, impresso e site. As técnicas e dicas de entrevistas para os veículos foram realizadas nos laboratórios de rádio e TV da Universidade.

 

Simplicidade e objetividade

“Ser simples e objetivo é a forma mais indicada para fazer a informação chegar às pessoas”, disse Daniela Martins. “É preciso ficar atento ao tom de voz, clareza na pronúncia e, ainda, à postura e ao vestuário adequado para cada ocasião. Optar pela sobriedade é uma boa estratégia. Outra dica é levar a empresa para a entrevista, por meio do uso de crachá, uniforme ou algo que identifique a instituição. Também é importante lembrar que as linguagens são diferentes dependendo do veículo”, explicou a professora.

O superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Julio Barata, reforçou que a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é ser mais propositiva, pautando a imprensa local. “A ideia é sermos menos reativos. Pensar no que é interessante nos serviços que são prestados e divulgar para a população. Informá-la sobre o nosso trabalho, como funciona o SUS”, destacou o superintendente.

A referência do Grupo de trabalho de Doença de Chagas, Nayara Dornela gostou do treinamento e disse que ele mudará a forma como lida com a imprensa. “Vai me ajudar muito na execução da entrevista ou escrita de matéria. Gostei muito das dicas”, pontuou.

Para ver as fotos do treinamento, clique aqui

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima