No dia 29 de junho, três servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participaram da reunião ordinária, on-line, do Conselho Municipal de Saúde de Ubá, a convite do presidente do colegiado, Franklin Leandro Neto. A participação foi para apresentar o cenário regional da imunização contra covid-19 e gripe influenza, com apreciação sobre as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) para o município de Ubá. Segundo dados do painel do MS (clique aqui), até o dia 30 de junho, o município havia recebido 64.970 doses de vacinas contra a covid-19, e 35.340 doses da vacina contra a influenza.
“Foi um momento muito oportuno para apresentarmos os parâmetros utilizados pelo Ministério da Saúde para a definição de público-alvo por etapas, conforme critérios do Programa Nacional de Imunização (PNI), que atribui a definição dos grupos prioritários. Já o cálculo da quantidade de doses para cada município, foi feito de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais (Secretaria Municipal de Saúde), nos sistemas de informações federais. Após essa explanação, respondemos às dúvidas dos conselheiros municipais de saúde. Acredito que foi uma reunião proveitosa”, contou Aline de Almeida Prado, diretora da Unidade Regional de Saúde (URS) Ubá.
A diretora esteve acompanhada pelos servidores Fábio Vieira Ribas, coordenador de Vigilância à Saúde; Ana Célia Jacinto, coordenadora de Vigilância Epidemiológica; Wallan Mcdonald, referência técnica em Imunização; e Maria de Lourdes Gato Amaral, coordenadora de Gestão Microrregional e assessora de Governança.
Link do clique aqui:
https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19VAC_Distr/DEMAS_C19VAC_Distr.html
Autor: Keila Lima