SES convoca secretários de 30 cidades mineiras para incentivar o combate à dengue

O secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques, reúne-se amanhã (01/02), às 15h, com secretários municipais de saúde dos 30 municípios em situação crítica de infestação do mosquito Aedes aegipty. O objetivo é reforçar o combate ao vetor e impedir o avanço da doença que causou 23 mortes no estado no ano passado.

Este ano, dos 2.459 casos de dengue notificados nas 853 cidades mineiras, somente estes municípios registraram juntos 328 casos.  A reunião também irá apontar os resultados parciais apresentados pelo LIRAa de Janeiro de 2012.

A média de infestação do mosquito nestas cidades foi de 4,6%. Como a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde (OMS) preconizam o máximo de 1%, esses municípios já são classificados como de Alto Risco de Transmissão de Dengue.

De acordo com o secretário Antônio Jorge, para combater o mosquito com mais eficácia é necessário adotar algumas medidas, como, por exemplo, aumentar o efetivo de agente de endemias.  O número necessário nesses municípios são 1.043, porém, atualmente, eles possuem 880 agentes, um déficit de 163 profissionais.

O secretário ressaltou ainda que o momento exige a participação direta e objetiva dos gestores municipais. “O risco é iminente e as pessoas estão vulneráveis. Por isso, o Governo de Minas tem sido enfático, não só em alertar a população acerca da ameaça de uma epidemia, mas também em buscar posições concretas dos municípios. Incentivando-os a desenvolverem ações adequadas de contenção da doença”, explicou Antônio Jorge. O secretário lembra, ainda, que independentemente da situação em que os municípios se encontrem, as ações de controle da doença devem ser mantidas durante todo o ano, e a rede de serviços de saúde deve ser organizada de modo a propiciar o imediato enfrentamento de uma situação de epidemia.

Os municípios convocados são: Pocrane, São José da Safira, Marilac, Recreio, Glaucilândia, Central de Minas, Mathias Lobato, Naque, Aimorés, Araguari, Bocaiúva, Bom Despacho, Campo Belo, Curvelo, Dores do Indaiá, Ipatinga, Itabira, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Montes Claros, Nova Serrana, Pará de Minas, Pirapora, Pompéu, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Unaí e Várzea da Palma. 

Reunião com municípios em situação crítica de infestação

Local: Cidade Administrativa, prédio Minas, 12° andar, Salas 06 e 07 – CAMGData: 1° de fevereiroHora: 15 horas

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Juliana Gutierrez


Rolar para cima