SES é destaque como uma das finalistas do prêmio Hugo Werneck

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) foi uma das finalistas na categoria Comunicação e Mobilização Social do II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, com o DengueVille, aplicativo para redes sociais que estimula o  usuário,  através do  meio  virtual,  a praticar  ações  preventivas da dengue  na sua comunidade. A premiação, ocorreu na noite de ontem, 30/11, no auditório Juscelino Kubitschek, da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). O vencedor da categoria foi o Grupo Atitude, formado por uma equipe técnica com gestores ambientais e comunicadores, com “ações a favor da sustentabilidade”. Concorreu também na mesma categoria o Econexos por Ecomeninas, com um blog criado por cinco especialistas em Direito Ambiental interessadas em divulgar informações sobre temáticas ambientais.

Para o governador do Estado Antonio Augusto Anastasia, o evento é uma iniciativa muito especial. “Iniciativas como esta, que envolvem todos os segmentos da sociedade, demostram quanto temos avançado quando o assunto é meio ambiente. A crescente conscientização dos cidadãos para as questões ambientais é algo muito importante que favorece toda a humanidade”, afirma.

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico – publicação voltada para a questão socioambiental, e das redes sociais Ecológico OnLine e Movimento SouEcologico.com.

Em sua segunda edição, o “Oscar da Ecologia” já integra o calendário político-empresarial e institucional do Estado e tornou-se uma referência de Minas para o Brasil. O II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza tem a participação institucional do Governo de Minas, via órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Feam, IEF e Igam), vinculados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); a parceria da Fiemg, por meio do Programa Minas Sustentável; a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral (FDC); a legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). A edição deste ano do Prêmio superou em 34% o número de inscrições do ano passado; este ano foram 198 inscritos e indicados.

Dengue Ville

O projeto Dengue Ville constitui uma proposta para redução dos casos de dengue no estado, tendo como principal característica a inovação.  Trata-se de um aplicativo para o Orkut e Facebook, objetivando o combate  virtual dos focos do  Aedes aegypti  pela adoção  de  uma  atitude  mobilizadora.  A idéia é estimular o  usuário,  através do  meio  virtual,  a praticar  ações  preventivas  na sua comunidade,  uma vez  que  a  interação com outros usuários da rede social o leva a compreender a força das  ações  cooperativas. 

Por se  tratar  de  uma  interface virtual   de   fácil  compreensão,   o  dengueVille   permite   o  compartilhamento   de   conhecimento aprendidos  no  jogo  por  meio dos comentários  postados na página principal do usuário,  no Orkut, Facebook ou twiter – uma forma de transpor o aprendizado do  indivíduo  dentro  da  lógica  do  jogo para o respectivo universo de interação.

Lançado em março de 2010 na plataforma Orkut, em apenas um mês, 518.910 usuários adicionaram o aplicativo. Agora, com o jogo também no facebook, o número de usuários soma mais de 1 milhão.  A página  do  jogo  já teve  4.627.772  visitas,  com  mais  de  18.000.000  de Pageviews; 14.000 membros na comunidade e mais de  16.700  resultados  no  Google.  Além disso, houve mais de 100.000 menções ao jogo em telejornais, portais, revistas, jornais e blogs. Graças ao DengueVille, as pessoas  estão  envolvidas  no  objetivo  de  combater  uma  doença  séria, mas  de  forma lúdica.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Nathália Freitas


Rolar para cima