A Prefeitura de Betim inaugurou na segunda (19/12) uma nova unidade para o programa “Farmácia Viva”. O espaço, construído por meio de parceria entre o município e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que investiu R$ 288 mil no empreendimento, será destinado à produção dos medicamentos e componentes e visa ampliar o atendimento à população, por meio de serviços de fitoterapia e homeopatia.
O programa “Farmácia Viva”, que já funciona desde 2004, atendia inicialmente cerca de 400 receitas, hoje atende mais de 3.500 receitas ao mês com uma previsão de aumento de 100% devido à nova instalação.
No programa a comunidade é orientada sobre o uso correto das plantas medicinais, através de palestras, informativos, cartilhas, visitas domiciliares e ação da equipe multidisciplinar das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
“A homeopatia e a fitoterapia atendem às propostas de promoção da saúde, prevenção e assistência, fazendo isso com racionalidade e competência e tendo um paradigma compatível com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).” Afirma a coordenadora da coordenadoria de práticas integrativas e complementares, Thaís Corrêa de Novaes, reafirmando a importância de projetos como o “Farmácia Viva”.
Segundo a coordenadora farmacêutica-chefe da unidade, Jaqueline Guimarães Carvalho, a farmácia produz cerca de 60 medicamentos medicinais que são receitados aos pacientes das UBS’s, do Programa de Internação Domiciliar (PID) e do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e utilizados no Hospital Regional e na Maternidade Pública. Atualmente, a farmácia começou a produzir medicamentos homeopáticos e fitoterápicos, que serão distribuídos gratuitamente aos usuários da rede pública de saúde.
Investimento
O que possibilitou a construção desse novo espaço foi a assinatura de um termo de compromisso da SES/MG com a secretaria de saúde do município e de outros quatro municípios (Juiz de Fora, Nova Lima, Belo Horizonte e São João Del Rei).
Com um investimento de R$288 mil de incentivo por parte da SES/MG, Betim foi o primeiro a cumprir o objeto do termo de compromisso firmado, criando no município a farmácia fitoterápica e homeopática.
“Esta ação é uma diretriz da política estadual de práticas integrativas e complementares, que visa incentivar a implantação de novos serviços nos municípios, permitindo, assim, aos usuários do SUS terem acesso não só às consultas de fitoterapia e homeopatia, mas também aos medicamentos necessários”, completa a coordenadora Thaís Corrêa de Novaes.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Cica Almeida