A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu nesta quarta-feira, 12/04, a ação “Cuidar de quem Cuida”, como parte das celebrações do Dia Mundial da Saúde. O objetivo foi oferecer aos servidores e frequentadores da Cidade Administrativa uma série de atrativos que estimulam a prática de atividades saudáveis.
Das 9h às 14h, foram realizadas diversas atividades de integração, como aulas de fitdance, prestação de serviços de saúde, apresentação musical, sessões de massagens, reiki terapia e palestras, entre outras ações promovidas no hall do Centro de Convivência e no pilotis e no interior do edifício Minas.
Dentre as atrações, o grupo Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS) realizou um show bastante divertido e interativo. A servidora Doris dos Santos, que trabalha na Secretaria de Educação, achou muito importante a conciliação entre música e saúde. Ela também é cantora, e, por isso, aproveitou ainda mais a exibição da BIOS. “Música é saúde, saúde é vida”, disse Doris.
Um dos integrantes da orquestra, o subtenente Santana considerou de extrema importância a ação, que foi organizada pela Coordenação do Núcleo de Relações Públicas e Cerimonial da SES-MG com o apoio de entidades parceiras. Segundo Santana, atividades de conscientização das pessoas em relação à saúde deveriam ser rotina. “Essas atividades representam a união e o bem-estar, a música pode proporcionar um fator de cura dentro das pessoas, juntamente com uma mensagem que traz alegria, saúde e socialização”, disse Santana.
Outra prática proposta durante o dia foram as aulas de fitdance, que teve Bruno Henrique como um dos instrutores. De acordo com ele, muitos participantes não conheciam ou nunca tinham realizado a atividade, porém estavam bastante receptivos e animados durante a aula. “O fitdance é uma aula coletiva que promove a interação das pessoas aliada a perda de calorias, tudo isso com muito ritmo e dança”, completou Bruno.
Angélica Alves, que trabalha na Cidade Administrativa, participou da aula de primeiros socorros, orientada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Ela, que já tinha feito curso de brigadista e conhecia alguns procedimentos, destacou como a prática agrega no conjunto de ações de promoção à saúde. “O processo de reciclagem foi muito importante, para eu poder executar as ações de primeiros socorros de forma mais preparada”, disse Angélica.
Doação de sangue
Um dos destaques da ação “Cuidar de quem Cuida” foi a participação da Fundação Hemominas, que promoveu na Cidade Administrativa a primeira campanha para doação de sangue na Unidade Móvel de Coleta Externa. No primeiro dia, 30 servidores doaram sangue. O ônibus permanece no local, ao lado do Centro de Convivência, nesta quinta-feira (13), e a expectativa é que no segundo dia sejam coletadas 50 bolsas de sangue – capacidade total das inscrições oferecidas.
Marisa Rodrigues Santana, servidora terceirizada da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), é doadora de sangue e aprovou a iniciativa: “A Unidade Móvel poderia vir aqui mais vezes, já que a correria do dia a dia dificulta a ida ao hemocentro. Eu me sinto muito bem ao doar sangue – é um ato de amor ao próximo – e consegui trazer quatro amigos comigo. Meu pai tem anemia e recebe transfusões constantes, por isso sei da importância de cada doador na vida de quem precisa de sangue”, conta.
A Unidade Móvel é um ônibus totalmente adaptado para receber os doadores de sangue e possui a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemominas. Esta modalidade de realização de coleta externa se deu pela necessidade de facilitar o acesso dos cidadãos à doação de sangue e busca trazer novas possibilidades e alternativas para a população que queira doar, assim como a expansão do número de Postos Avançados de Coleta Externa (PACE) no estado.
Autor: Gustavo Souza, com Assessoria de Comunicação Social da Hemominas.