A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou nesta quinta-feira, 7/8, a expansão do piloto do Projeto SUS Escolha para todos os municípios da macrorregião de Saúde Norte, que possuem pactuações para a realização de cirurgias eletivas em Montes Claros.
O Projeto proporciona aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam a realização de cirurgias eletivas, a escolha do hospital onde preferem ser submetidos ao procedimento.
O anúncio da ampliação do Projeto ocorreu durante entrevista concedida à imprensa na sede do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), com a participação da diretora de Estratégias e Regulação Eletiva da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ludmila Diniz Silva; da superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e da subsecretária de gestão hospitalar na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Patrícia Pereira Costa.
O Projeto SUS Escolha, que começou a ser implementado em Montes Claros em novembro de 2024, a partir deste mês passa a contemplar 86 municípios, sendo 54 integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros; 25 que pertencem à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária e sete integrantes da GRS de Pirapora.
Com nove meses de execução em Montes Claros, o Projeto já possui quase 600 pacientes fazendo a escolha dos locais onde desejam realizar cirurgias. Cinco hospitais participam da iniciativa piloto: Aroldo Tourinho; das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira; Dilson Godinho; Universitário Clemente de Faria e a Santa Casa.
Para a secretária adjunta de Estado de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, o SUS Escolha consolida um novo olhar sobre o acesso às cirurgias eletivas em Minas Gerais.
“Esse projeto é mais um passo nos avanços em saúde pública que o Governo de Minas tem promovido ao longo desta gestão. Ao garantir ao cidadão o direito de escolher onde será atendido, promovemos mais oportunidade, transparência e eficiência na gestão do SUS, com foco real nas necessidades de cada paciente. A ampliação é resultado de uma iniciativa que está funcionando bem e tem potencial para ser estendida a todo o estado”, afirma a secretária adjunta.
Para a fase piloto do Projeto foram selecionados seis procedimentos cirúrgicos: colecistectomia (remoção da vesícula biliar); colecistectomia por videolaparoscopia (remoção da vesícula biliar utilizando técnica menos invasiva do que a cirurgia aberta); hernioplastia incisional; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia crural unilateral e hernioplastia umbilical.
A hernioplastia é um procedimento cirúrgico que corrige hérnias na parede abdominal, mantendo órgãos ou tecidos para dentro da cavidade abdominal e reforçando a região.
“O SUS Escolha traz inovação ao permitir que o próprio paciente indique onde deseja ser atendido, além de avaliar a qualidade do serviço prestado. É uma iniciativa que fortalece a escuta do usuário, qualifica a assistência e impulsiona a modernização da gestão em saúde”, explica Ludmila Diniz Silva, diretora de Estratégias e Regulação Eletiva da SES-MG.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques lembra que “a opção por Montes Claros para a implementação do SUS Escolha recoloca o município e a região do Norte de Minas em evidência na execução de uma iniciativa inovadora que poderá ser disseminada para todo o estado”.
Já a subsecretária de gestão hospitalar de Montes Claros, Patrícia Costa reforça que o “SUS Escolha dá poder aos usuários na definição do local onde o seu tratamento será realizado. Já o município de Montes Claros, que detém a gestão dos serviços de média e alta complexidade, ganha um importante instrumento para avaliar e definir os processos de regulação dos serviços. Por outro lado, os hospitais passam a ter um importante parâmetro de melhoria da qualificação dos serviços, a partir da avaliação dos próprios usuários”.
Como funciona
Por meio de sistema informatizado, as secretarias municipais de saúde fazem o cadastro dos usuários do SUS que aguardam a realização de cirurgias eletivas, para que eles façam a escolha do hospital onde desejam se submeter a tratamento.
Após o cadastro, o usuário pode acessar o site www.saude.mg.gov.br/susescolha/, seja por meio do computador ou pelo navegador do telefone celular. O usuário receberá um e-mail com as informações sobre como acessar os canais de comunicação do SUS Escolha.
Para subsidiar a escolha do paciente, a SES-MG disponibiliza a previsão de giro da fila por prestador hospitalar e procedimento, além de dados dos hospitais que poderão incluir um vídeo institucional no site do projeto.
Operacionalização
Para a operacionalização do SUS Escolha, a SES-MG mantém um sistema informatizado que permite aos usuários selecionarem o hospital de sua preferência para realizar a cirurgia eletiva; treina profissionais das secretarias municipais de saúde para a utilização da ferramenta informatizada e elabora a classificação dos hospitais.
Às secretarias municipais de saúde cabe manter atualizados, no sistema SUSFácil, os registros de pacientes na fila de espera de cirurgias eletivas; monitorar o processo de escolha dos usuários e realizar a busca ativa dos pacientes que não escolheram o local onde desejam realizar o tratamento.
O município de Montes Claros, que detém a gestão plena da saúde, incluindo a gestão de serviços de média e alta complexidade, tem o compromisso de agendar a consulta pré-operatória conforme agendas disponibilizadas pelos hospitais.
Aos hospitais cabe prestar atendimentos de qualidade aos usuários do SUS, além de enviar à Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros informações para compor os indicadores de qualidade e autorizar a divulgação dos dados.
Para mais informações, acesse: https://portal-hml.saude.mg.gov.br/susescolha/
Por: Pedro Ricardo
Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros