Nesta quinta-feira (17/11), em Belo Horizonte, acontece o Encontro Anual da Anvisa, Visa-MG e fabricantes de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde de Minas Gerais. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sindusfarq (Sindicato das Indústrias Farmacêuticas, Químicas, de Cosméticos e Produtos para Saúde), tem como objetivo discutir assuntos relacionados às boas práticas de fabricação de medicamentos, cosméticos e outros produtos para a saúde, além das ações da vigilância sanitária no setor.
Durante o evento, o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, salientou o papel da vigilância sanitária na produção do diálogo com o setor produtor de medicamentos, cosméticos e outros produtos. “Destaco a necessidade do diálogo permanente entre os setores envolvidos, da parceria entre nossas equipes e o setor produtor, num processo de aperfeiçoamento e qualificação de todos os produtos consumidos pela nossa população. O diálogo entre o poder público, o setor produtor e a população é fundamental para a construção de políticas públicas eficazes para a área”, explica.
Já o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato Públio, falou sobre a necessidade das discussões para melhor atender aos interesses da sociedade. “Este encontro aproxima e alinha as discussões entre o setor da vigilância sanitária e da indústria farmacêutica de Minas Gerais, além de ser um espaço de discussão para que nossos técnicos tenham momentos de ampliação do conhecimento”, afirma.
Realizado anualmente, o encontro também tem como proposta promover uma atualização profissional para os envolvidos, abordando os impactos das ações da vigilância sanitária junto à produção de medicamentos, cosméticos e outros produtos relacionados à saúde. Participam do encontro profissionais da vigilância sanitária, Anvisa e representantes das indústrias.
Para o diretor adjunto da Anvisa, Pedro Ramalho, esta é uma oportunidade que o Estado de Minas Gerais está dando para a Anvisa reiterar estratégias de cooperação e fortalecimento das ações de vigilância sanitária. “Este encontro é um importante produto que podemos obter nessa cooperação entre a Vigilância Sanitária de Minas Gerais, Anvisa e setor produtivo. O diálogo é um dos meios fundamentais para que a gente possa melhorar o ambiente regulatório”, explica.
O presidente do Sindusfarq e vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Carlos Mário de Moraes, destacou o compromisso das empresas com o entendimento das normativas e a produção de produtos seguros e eficazes. “A ideia é o entendimento amplo das exigências legais, o fortalecimento das nossas parcerias e o entendimento de que os avanços devem ser constantes”, disse.
Autor: Jéssica Gomes