SES-MG busca formalizar parceiros para alunos do Trilhas do Futuro realizarem estágios na área da saúde na macrorregião de saúde Oeste

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem buscado apoiar a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) no projeto Trilhas do Futuro, que oferta gratuitamente cursos técnicos de formação profissional para os estudantes matriculados no ensino médio. A SES-MG, juntamente com a SEE-MG, contribui para a qualificação da mão de obra local e para melhor perspectiva de empregabilidade.

O objetivo da SES-MG é formalizar parcerias com os municípios interessados em receber os alunos em suas unidades públicas de saúde para que estes possam realizar os estágios obrigatórios dos cursos ofertados pelo Trilhas do Futuro. Os estágios obrigatórios ocorrem com carga horária fixa que pode variar de 120 a 600 horas. Dentre as diversas áreas de atuação dos estudantes envolvidos no projeto de governo do Estado, estão gerência em saúde, enfermagem, nutrição, análise clínica, radiologia.

Com o propósito de firmar parceria com o município de Divinópolis, foi realizada uma reunião, no dia 31 de agosto, na sede da prefeitura, para tratar do projeto Trilhas do futuro, no que se refere ao eixo saúde na macrorregião de saúde Oeste. Participaram a vice-prefeita e secretária de Governo do município, Janete Aparecida Silva Oliveira, o superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Julio Barata, e a superintendente regional de Educação de Divinópolis, Luíza Amélia Coimbra.

O superintendente regional de saúde, Julio Barata,  explicou que os municípios interessados em receber os futuros profissionais nas unidades de saúde para estágios obrigatórios não terão despesas financeiras e também não precisarão executar pagamentos de bolsas, já que os alunos selecionados para participar do Trilhas do Futuro receberão ajuda de custo de R$ 20 por dia para transporte e alimentação.

“Para aderir ao projeto, basta que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) celebre o Termo de Compromisso com o estagiário designado e providencie a apólice de seguro de vida para garantir a segurança do estudante durante o período de atuação”, pontuou o superintendente.

Para receber o certificado de conclusão de curso e estar apto ao mercado de trabalho, os alunos precisam realizar o estágio obrigatório.  Na macrorregião de saúde Oeste há alunos alunos de radiologia e de enfermagem que necessitam da realização do estágio. Somente os alunos de enfermagem são mais de 500, sendo que 18 têm até dezembro para concluírem a etapa obrigatória.

Como encaminhamento, o município de Divinópolis propôs dar oportunidade para os 18 com conclusão em dezembro, de forma que os alunos possam concluir seus cursos. “Vamos tentar absorver estes 18 que estão se formando nas nossas unidades básicas de saúde”, propôs a vice prefeita de Divinópolis.

Outra proposta é para os alunos não residentes em Divinópolis. O superintendente regional de Saúde, Julio Barata, solicitou à Superintendência Regional de Ensino (SRE)  que envie uma lista com nome, curso e município de residência para conversar com os secretários municipais de saúde.  Também ficou como encaminhamento uma reunião conjunta das Superintendências Regionais de Saúde e de Educação de Divinópolis, que será on-line e destinada aos secretários para apresentar o projeto estadual  e as demandas de estágio.

 

Sobre o Trilhas do Futuro

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), cujo objetivo é oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, como forma de proporcionar  perspectiva de empregabilidade, utilizando a infraestrutura já existente e a expertise de instituições públicas e privadas.

Atualmente, cerca de 130 mil estudantes estão matriculados nas três edições do programa em todo o estado. São 82 opções de cursos ministrados em 283 instituições credenciadas, em 133 municípios mineiros.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima