SES-MG capacita profissionais para utilização do novo Sistema de Informação da Atenção Básica (e-SUS)

Imagem

Nos dias 18 e 19 de maio profissionais de saúde participam de capacitação sobre o novo Sistema de Informação da Atenção Básica, o e-SUS. Realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Ministério da Saúde, tem o objetivo de concretizar a implantação do novo sistema de informação para as Unidades Básicas de Saúde de todos os municípios mineiros. 

Crédito: Marcus Ferreira

Pelo e-SUS, os profissionais da Atenção Básica terão acesso a um sistema de coleta de dados mais ágil e eficiente, permitindo a informatização do registro de consultas e exames. De acordo com a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Maria Aparecida Turci, a ideia é que os profissionais repliquem a capacitação sobre o e-SUS no interior do estado.  “Estamos organizando essa capacitação para dar suporte aos municípios na implantação do novo sistema de coleta de dados”, afirma Maria Aparecida.

Também por meio do e-SUS, os municípios poderão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos atendimentos feitos na Atenção Básica. A representante do Ministério da Saúde, Adriana Kitajima, destaca como o sistema vai facilitar a coleta e transmissão de dados feita nas Unidades Básicas de Saúde. “Com o e-SUS, os profissionais de saúde vão poder produzir relatórios sobre o atendimento, e a partir disso organizar e planejar o fluxo de transmissão de informações e também as ações da Atenção Básica em cada município”, explica Adriana.

O novo sistema está sendo implantado em todo o país e a partir do dia 1º de junho o e-SUS deverá ser utilizado em todo o atendimento da Atenção Básica. Participam da capacitação representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MG), do Núcleo Técnico Científico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também de municípios do interior do estado.

Autor: Jéssica Gomes

Rolar para cima