A macrorregião Norte precisa reforçar as ações de conscientização da população quanto à necessidade de manutenção das medidas de prevenção contra a covid-19, uma vez que o cenário epidemiológico e de assistência nas unidades de saúde é desfavorável. Para isso, os municípios, junto com a Polícia Militar (PMMG), precisam intensificar as ações de fiscalização relativas ao cumprimento das medidas previstas nos decretos municipais e do Estado, coibindo a realização de festas clandestinas e de qualquer outro evento que gere aglomerações de pessoas e, consequentemente, favoreça a disseminação do novo coronavírus.
Essas foram algumas das conclusões de reunião realizada na segunda-feira, 21, por meio de videoconferência, envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os secretários municipais de saúde do Norte de Minas. Na oportunidade, o subsecretário de gestão regional da SES-MG, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, ressaltou que a realização de encontros regionais com os municípios constitui estratégia importante do Governo do Estado nas tomadas de decisões, levando em conta os cenários de cada região.
“Com base em dados epidemiológicos e assistenciais das últimas semanas, temos condições de, junto com os gestores municipais, tomar decisões mais consistentes visando conter o avanço da pandemia da covid-19. Embora o Norte de Minas apresente quadro epidemiológico e de assistência nos hospitais menos crítico do que em outras regiões do estado, é necessário que os municípios intensifiquem o monitoramento da covid-19, a fim de que as tomadas de decisão levem em conta a realidade dos cenários locais e regional”, observou Darlan Pereira.
O subsecretário pontuou ainda que a SES-MG tem reforçado entendimentos com o comando da PM no sentido de intensificar o trabalho de apoio aos municípios para o cumprimento dos decretos que visam conter o avanço da covid-19. “Nesse contexto, o trabalho conjunto dos municípios com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e com as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora se constitui medida de fundamental importância na tomada de decisões, de acordo com as perspectivas de curto e médio prazo”, reforçou.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, lembrou que as unidades regionais da SES-MG já têm reforçado junto aos gestores municipais a importância da necessidade de manutenção das medidas de prevenção contra a covid-19, envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade, até que a vacinação consiga avançar e alcançar a população em geral.
Na mesma linha de raciocínio, a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, salientou que nas últimas semanas o “cenário epidemiológico da covid-19 teve piora no Norte de Minas, com o aumento da taxa de ocupação de leitos. Aliado a isso, houve aumento das infrações em relação aos decretos municipais visando conter o avanço da covid-19 e, por isso, a Guarda Municipal e a PM estão aumentando o rigor nas fiscalizações contra a realização de festas clandestinas e de outros eventos que gerem aglomerações”.
Gestores de saúde de vários municípios também manifestaram a importância do reforço do alinhamento de ações com a SES-MG, a fim de que, em caso de piora dos cenários epidemiológicos e de assistência nos estabelecimentos de saúde, as tomadas de decisões aconteçam em tempo oportuno.
Autor: Pedro Ricardo